Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Dezembro de 2023 às 06:39
Por: Primeira Página

    Imprimir


Um semáforo que automaticamente se programa para que uma ambulância ou veículo de resgate passe no cruzamento de forma segura: essa ideia foi desenvolvida por alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e selecionada para a etapa final da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) de 2024.

O projeto tem o objetivo de criar semáforo que pode otimizar o deslocamento de veículos de resgate para o atendimento de ocorrências. (Foto: Divulgação)O projeto tem o objetivo de criar semáforo que pode otimizar o deslocamento de veículos de resgate para o atendimento de ocorrências. (Foto: Divulgação)

Semáforo automatizado

‘Ambutech’ é o nome do projeto de mobilidade urbana criado pelos alunos, que foram orientados pelo professor do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Fabiano Keiji Taguchi.

O projeto tem o objetivo de ser uma solução para o tráfego de ambulâncias e outros veículos de resgate, otimizando o deslocamento para atender as ocorrências.

João Victor Gonzales dos Santos, Yuri Lázaro Ferreira Gonçalves e Caio Alexandre Queiroz Carvalho foram os alunos que participaram da ideia, que foi selecionada durante a XV Mecti (Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso).

O protótipo, que começou a ser construído em julho, utiliza sensores para detectar aproximação de ambulâncias e veículos de resgate, para que o semáforo se reprograme automaticamente, permitindo a passagem segura dos veículos em cruzamentos.

A cerimônia de premiação deve ocorrer entre os dias 18 e 22 de março de 2024, de forma presencial, na sede da USP (Universidade de São Paulo) – que desenvolve a Feira – na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal da Febrace.

A Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é realizada desde 2003, estimulando a cultura científica, saber investigativo e inovação.


Além disso, a Feira ainda é uma forma de impulsionar o empreendedorismo e troca de experiências e informações entre alunos e professores da educação básica e técnica de todo o Brasil.

Medalhas e troféus são os prêmios para os finalistas de cada categoria. E não para por aí! Os alunos também podem receber equipamentos eletrônicos, certificados de diversas organizações e empresas, entre outros prêmios concedidos com apoio de parceiros da feira.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462640/visualizar/