Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 11 de Janeiro de 2024 às 13:36
Por: Davi Vittorazzi e Tiago Terciotty/Primeira Página

    Imprimir


Dados do SES-MT (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que 65% dos casos de malária em Mato Grosso registrados no ano passado ocorreram em regiões onde há garimpo.

mosquito da maláriaMosquito transmite doença da malária. (Foto: Reprodução)

Conforme o levantamento, foram registrados 1.105 casos no ano de 2023 em Mato Grosso, sendo 718 casos em áreas de garimpo e 87 casos em áreas indígenas.

A malária é uma doença transmitida pelo mosquito infectado Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”. A doença é causada por parasitos (protozoários) do gênero Plasmodium.

Ela também é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um problema mundial de saúde. No Brasil, a grande maioria dos casos ocorre na região da Amazônia.

A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

Sintomas

Quando infectada, a pessoa costuma apresentar sintomas como febre, cansaço, mal-estar, enjoo, tontura, dor de cabeça, dores no corpo, perda do apetite e pele amarelada.

Os primeiros sintomas costumam aparecer de 10 a 15 dias após a picada do mosquito. Se a malária demorar para ser diagnosticada e tratada, a forma grave da doença pode causar cansaço extremo e outras complicações, por causa da anemia, além de comprometimento de órgãos e sistemas e até mesmo alteração de consciência.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462838/visualizar/