Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Janeiro de 2024 às 12:08
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ao longo de 2023, mais de 48 mil pequenos negócios foram registrados em Mato Grosso, de acordo com a Receita Federal. Os números, compilados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) mostram que a maioria desses novos empreendimentos (65%) é formada por Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre 2022 e 2023, a variação de crescimento dos pequenos negócios ficou em 14% a mais no ano passado, em relação ao ano anterior.


O gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, explica que em 2023, o Sebrae/MT atendeu cerca de 100 mil pequenos negócios no Estado, sendo que deste total, quase 54 mil são MEI’s, outras 35 mil são microempresas (ME) e 9 mil foram Empresas de Pequeno Porte (EPP). Ele ressalta a importância da atuação da instituição para fortalecer o pequeno negócio e o aumento do empreendedorismo em Mato Grosso.

“Para se ter ideia, o atendimento aumentou em quase 27% em relação ao ano anterior, quando foram atendidos cerca de 79 mil pequenos negócios. Estes resultados fazem parte de um esforço contínuo do Sebrae/MT e parceiros, para fomentar o empreendedorismo no Estado, tanto que atualmente estamos presentes em todas as regiões. Além disso, em 2023, a nossa rede estendida de atendimento foi ampliada, com a inclusão de 36 novos municípios, no qual passamos a ter uma cobertura de 89% do território, ou seja, o Sebrae/MT está em 125 [de 141] cidades mato-grossenses”, destaca Holanda.

O registro de Microempreendedores Individuais (MEIs) predominaram, com mais de 31 mil (65%) novos empreendimentos em Mato Grosso, seguidos por ME, com 25,4% e EPP com 10%.


Conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs), as principais atividades registradas em 2023 foram as voltadas para promoção de vendas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e obras.

Desburocratização

A integração de 100% dos municípios do estado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), contribuiu com o processo de desburocratização de abertura de novas empresas. O sistema informatizado simplifica o registro e legalização das empresas de todo país.

“A integração permitiu que o tempo para oficializar a abertura de uma empresa em Mato Grosso reduzisse em 7h. agora, não será mais necessário esperar 22h para ser dono do seu próprio negócio, mas 15h. Isso significa que o empresário irá poupar 32% do seu tempo com burocracias”, explica o gerente.

A integração dos 141 municípios à Redesim foi resultado de um trabalho conjunto entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e a Sedec-MT (Secretaria Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso), por meio da Jucemat (Junta Comercial de Mato Grosso). Mato Grosso está entre os primeiros estados brasileiros a atingir a totalidade de municípios integrados ao sistema.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462987/visualizar/