Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Janeiro de 2024 às 16:09
Por: Giordano Tomaseli/Midia News

    Imprimir


O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan) comunicou que pode ter que suspender seus atendimentos a partir do próximo dia 31 de janeiro caso a Prefeitura de Cuiabá não regularize os repasses atrasados.

Senhor secretário, beira ao absurdo, a situação que a SMS levou o Hospital do Câncer

A dívida somada chega a quase R$ 17,8 milhões. De acordo com o HCan, o documento com o valor da dívida também já está sob conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, da Câmara de Vereadores de Cuiabá, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e do Ministério Público Estadual.

“Tomamos uma decisão muito dolorida, que é a suspensão dos atendimento se não houver pagamento ao menos de uma parte desse valor. Se o pagamento de ao menos R$ 7 milhões não acontecer até o dia 30 de janeiro, no dia 31 suspenderemos os atendimentos”, disse o presidente do HCan-MT, Laudemi Moreira Nogueira, em vídeo.

Na notificação encaminhada ao secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, no dia 18 de janeiro de 2024, o HCan descreve as dificuldades impostas pela falta dos repasses. Sem o dinheiro, a unidade enfrenta atrasos no pagamento de fornecedores e de funcionários.

“[...] Já há tempos estamos sofrendo bloqueios judiciais por falta de pagamento a fornecedores de vários insumos. Medicamentos, este suspensos vários; gases (oxigênio), com aviso de suspensão de fornecimento para a próxima semana. Profissionais médicos sem o recebimento ao tempo devido informam que não atenderão sem a regularização do pagamento”, diz trecho da notificação.

Ainda no documento, a situação é descrita como absurda. “Senhor secretário, beira ao absurdo, a situação que a SMS levou o Hospital do Câncer”, diz o texto.

Uma parte do valor da dívida é do período da intervenção do Governo do Estado na Saúde da Capital, que teria mantido os atrasos. Cerca de 6,4 milhões do total são referentes ao período da gestão do Gabinete de Intervenção na SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Outro lado

O MidiaNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e com a Secretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso, que responde pelo Gabinete de Intervenção, mas ainda não obteve resposta.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462990/visualizar/