Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 25 de Janeiro de 2024 às 10:43
Por: Por Eunice Ramos, TV Centro América

    Imprimir


Quase um terço da exploração ilegal de madeira em Mato Grosso ocorreu em áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Quase um terço da exploração ilegal de madeira em Mato Grosso ocorreu em áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Um levantamento divulgado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) apontou que quase um terço da exploração ilegal de madeira em Mato Grosso ocorreu em áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação.

Segundo os dados, mais de 100 mil hectares de floresta amazônica foram explorados de maneira ilegal entre agosto de 2021 e julho de 2022, o que corresponde a cerca de 27% do total registrado no período, em seis estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

Mato Grosso ocupa o segundo lugar no ranking das ilegalidades e perde para o estado do Pará. Já na lista dos municípios com mais áreas exploradas sem autorização para extração de madeira, Mato Grosso possui nove municípios.

No município de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, já foram explorados 12 mil ha de forma ilegal, o que corresponde a mais de 10 mil campos de futebol.

Os dados também mostram que 25,6% das ações ilegais se concentram em terras indígenas e 19,5% em unidades de conservação — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

Os dados também mostram que 25,6% das ações ilegais se concentram em terras indígenas e 19,5% em unidades de conservação — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

🌲Os dados também mostram que 25,6% das ações ilegais se concentram em terras indígenas e 19,5% em unidades de conservação. Segundo a coordenadora do Programa Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones, quando a exploração ilegal invade territórios indígenas e unidades de conservação, ameaça a manutenção dos espaços, regulamentação climática e das chuvas.

“A exploração ilegal de madeira prejudica o próprio produtor madeireiro porque torna difícil a competição de quem faz certo e de quem explora essa madeira ilegalmente e traz uma degradação do bioma que causa uma série de impactos ambientais que vão deixar suas marcas no território”, diz.
De acordo com a superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cibele Xavier, o órgão investiga planos de manejo autorizados na região que estariam esquentando madeira extraída ilegalmente.
“Quando a gente mapeia que existe essa exploração seletiva, as equipes fazem o monitoramento dos créditos para identificar as pessoas jurídicas que estariam fazendo essas transações suspeitas” , conta.

Já para o coordenador de inteligência territorial do ICV, Vinicius Silgueiro, é preciso fortalecer os órgãos de fiscalização para combater esse tipo de crime

“Mato Grosso tem uma representatividade muito importante no setor madeireiro, mas ao mesmo tempo, responde por 65% do total explorado na Amazônia e proporcionalmente na ilegalidade e por isso é importante que o estado fortaleça o combate à ilegalidade nas áreas protegidas”, concluiu.

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), entidade que representa o setor de base florestal no estado, informou que não compactua com nenhum tipo de prática ilegal.

Segundo o Cipem, o estado de Mato Grosso é reconhecido por produzir madeira nativa rastreada, legal e sustentável.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463001/visualizar/