Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 13 de Fevereiro de 2024 às 10:23
Por: Por G1 MT

    Imprimir


SOS PantanalDivulgação

Incêndio na região de Corixo Negro — Foto: Gustavo Figueiroa/SOS Pantanal

Incêndio na região de Corixo Negro — Foto: Gustavo Figueiroa/SOS Pantanal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que Mato Grosso é o estado que lidera o número de queimadas no país desde o início de 2024, mesmo em época de chuvas. De janeiro até esta terça-feira (13) foram contabilizados 1.060 focos de incêndio, mais que o dobro registrado em 2023, em que o estado presenciou 494 incêndios.

Segundo o instituto, Mato Grosso também passa por uma época inusitada em que algumas regiões registram chuva acima da média, como o município de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, outras já decretaram situação de emergência justamente por causa da falta de chuva, como é o caso de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

🔥Combate aos incêndios

O incêndio durou mais de 20 dias — Foto: Abigail Jaguar

O incêndio durou mais de 20 dias — Foto: Abigail Jaguar

Em 2023, o fogo consumiu mais de 1 milhão de hectares do Pantanal, o triplo do que foi registrado em 2022, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa/UFRJ).

Neste ano, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e de Mato Grosso Do Sul se uniram para evitar que novos incêndios destruam o bioma do pantanal.

Os dois estados se comprometeram a criar um plano integrado para combater incêndios florestais no pantanal. O pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está dividido entre os dois territórios, com 65% de sua área no estado vizinho.

O acordo de cooperação técnica vai estabelecer ações conjuntas, entre elas critérios para o uso do fogo no pantanal e estratégias de monitoramento e resgate de animais silvestres.

🐆O bioma

O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:

  • 🌱3,5 mil espécies de plantas
  • 🐟325 espécies de peixes
  • 🐸53 espécies de anfíbios
  • 🐊98 espécies de répteis
  • 🦜656 espécies de aves
  • 🐆159 tipos de mamíferos

Onça-pintada, jacaré, tuiuiú, ipês, jacarandás e entre outros integrantes representam o Pantanal. Além disso, ele atua como regulador natural de enchentes, porque absorve e armazena água durante períodos chuvosos.

O Pantanal também funciona como um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente 3 milhões de pessoas, no Brasil, Bolívia e Paraguai.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463243/visualizar/