Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 15 de Março de 2024 às 10:10
Por: Por Victória Oliveira, Camila Freitag, g1 MT

    Imprimir


Os felinos serão transferidos para o novo lar nesta segunda-feira (18) — Foto: Sema-MT

Os felinos serão transferidos para o novo lar nesta segunda-feira (18) — Foto: Sema-MT

😸Um casal de jaguatiricas adultas serão transferidas de Lucas do Rio Verde, a 333 km de Cuiabá, para a Reserva Conservacionista Piracema, no município de Almas (TO), para ajudar em um projeto de conservação da espécie, na próxima segunda-feira (18).

A médica veterinária da Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Danny Moraes, explicou que o projeto deve garantir uma variabilidade genética na reprodução da espécie em cativeiro.

Segundo Danny, o acasalamento entre animais que tenham graus próximos de parentesco pode gerar um empobrecimento genético, fazendo com que eles apresentem problemas de saúde.

Com a chegada de um animal novo para cruzamento, acontece um fenômeno denominado revigoramento genético, ou seja, o DNA é fortalecido com a chegada de um material genético diferente, aumentando a resistência e a qualidade de vida de futuros filhotes, disse a especialista.

“São animais que serão integrados a um processo conhecido como sistema de conservação ex situ, ou seja, fora do seu habitat natural. É um mecanismo importantíssimo na conservação da biodiversidade, pois garante uma variabilidade genética reprodutiva”, explicou a médica veterinária.
Reproduzir vídeo

Reproduzir--:--/--:--

Silenciar som

Minimizar vídeoTela cheia








Casal de jaguatiricas será transferido de MT para reserva no TO

Para ela, manter a genética de cativeiro como algo viável têm se mostrado um mecanismo crucial para conservação em várias partes do mundo.

A Sema ainda relatou que os dois animais possuem microchips, o que permite a identificação e rastreamento deles. Ainda de acordo com a secretaria, eles permanecerão no recinto Piracema por tempo indeterminado.

🐈Conservação ex situ

A conservação ex situ atua na manutenção das espécies fora do habitat natural e tem como principais características:

  • Preservar genes por séculos
  • Permitir que em apenas um local seja reunido material genético de muitas procedências, facilitando o trabalho do melhoramento genético
  • Garantir melhor proteção à diversidade intraespecífica, especialmente de espécies de ampla distribuição geográfica

Essa é uma estratégia para diminuir a perda contínua de recursos genéticos em razão das pressões sobre o meio ambiente, como, por exemplo, os impactos das mudanças climáticas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463626/visualizar/