Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Março de 2024 às 11:37
Por: Vinicius Mendes/Gazeta Digital

    Imprimir


De acordo com a Serasa, Mato Grosso tem quase 54% da população adulta endividada. Nesta quinta-feira (21) a empresa realiza, em parceria com os Correios e Ministério da Fazenda, Dia D da Negociação de Dívidas. Em Cuiabá o evento é realizado na agência dos Correios da Praça da República, em Cuiabá. No estado, o principal seguimento com endividados é o de prestação de serviços públicos (água, energia, etc).

Técnicos e especialistas em educação financeira estão em 27 agências centrais dos Correios, em todas as capitais brasileiras, treinados para atender a população. A movimentação objetiva levar orientação a milhões de endividados dispostos a aproveitar a última semana do mutirão contra as dívidas, que envolve 700 empresas de todos os segmentos, concessionárias de energia e água e o programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda.

“No dia D, nas 27 capitais de todo o Brasil estão especialistas da Serasa, justamente para auxiliar e orientar os brasileiros na negociação e para terem uma vida financeira de fato melhor. Então, é um dia muito importante, um dia histórico, uma megaoperação de negociação de dívidas em parceria entre Serasa, Correios e Ministério da Fazenda”, disse Marcus Luz, especialista da Serasa, ao Gazeta Digital.

Marcus ainda afirmou que no Brasil ainda existem cerca de 72 milhões de inadimplentes, o que corresponde a quase 44% da população adulta. O número é alto, mas o Mapa de Inadimplência registrou leve queda na comparação entre fevereiro e janeiro, cerca de 30 mil pessoas que limparam seus nomes.

Em contrapartida ao volume nacional, Mato Grosso apresenta aumento de 25 mil moradores inadimplentes no novo levantamento.

“Olhando para o estado de Mato Grosso, são quase um milhão e meio, é 1,4 milhão de inadimplentes, o que corresponde a quase 54% da população adulta do estado, então realmente é um cenário de alta inadimplência”, pontuou Marcus.

Segundo especialista, em nosso estado o principal seguimento com pessoas endividadas é o das utilities (serviços de utilidade pública), que corresponde a 27% de todas as dívidas do estado, seguidas por varejo, que corresponde a uma média de 24%, seguido depois por pelo seguimento de bancos e cartões, que corresponde a quase 19%.

Para quem não conseguir comparecer à agência dos Correios, em Cuiabá, até às 17h de hoje, para o Dia D da Negociação de Dívidas, com serviço gratuito, Marcus apontou que também é possível buscar uma negociação via aplicativo ou site até o próximo dia 28. O especialista ainda alertou os cidadãos a buscarem os canais oficiais.

“Façam pelos canais oficiais da Serasa, é muito comum ter casos de fraudes hoje em dia. Então, não confiem em boletos, SMS, é a dica que eu dou aí para os brasileiros, sempre desconfie, os canais oficiais da Serasa estão no site, no aplicativo, somente confiem nesses canais oficiais, qualquer boleto, qualquer SMS que receberem que não seja referente a esses canais oficiais, desconfiem porque muito provavelmente é uma fraude”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463702/visualizar/