Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Abril de 2024 às 06:08
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Para aproveitar a data, comerciantes em geral da Capital – de rua e de shopping – poderão abrir as portas, desde que sigam algumas regras
Para aproveitar a data, comerciantes em geral da Capital – de rua e de shopping – poderão abrir as portas, desde que sigam algumas regras

Nesta segunda-feira (8), Cuiabá completa 305 anos de fundação.

Para aproveitar a data, comerciantes em geral da Capital – de rua e de shopping – poderão abrir as portas, desde que sigam algumas regras, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro.

A exigência se aplica, inclusive, aos trabalhadores que recebem por regime de comissão, ou seja, as vendas devem ser contabilizadas em dobro.

A possibilidade de funcionamento do comércio na data deve ajudar as empresas do setor a gerarem uma movimentação financeira de R$ 118 milhões na economia da capital e região, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

O levantamento foi realizado entre os dias 20 de março e 3 de abril, na Capital.

A medida consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários), com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT).

Os interessados também podem acessar a CCT do município.

Com relação ao funcionalismo público, não haverá expediente em órgãos de administração pública do Município, assim como nas agências bancárias situadas na Capital.

A exceção fica para as atividades consideradas essenciais, como as de saúde e transporte.

A entidade salienta que a abertura do comércio é positiva tanto para os empresários quanto os empregados.

Segundo a Fecomércio, o funcionamento das atividades comerciais ajuda a dar um fôlego para os empresários e, ao mesmo tempo, um aumento na renda dos trabalhadores do setor em Cuiabá.

A movimentação também contribui para a economia local, com aumento na arrecadação de impostos.

Em Várzea Grande, apesar de o município contemplar a mesma CCT, o comércio funciona normalmente, sem a necessidade de seguir as exigências observadas na capital do estado, segundo a assessoria jurídica da federação.

O aniversário de Cuiabá é um feriado municipal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463923/visualizar/