Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Abril de 2024 às 15:48
Por: Primeira Página

    Imprimir


De janeiro a março de 2024, Cuiabá registou aumento de 35% no número de empreendimentos que atuam na economia criativa, segundo o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Média Empresas), em Mato Grosso.

Imagem mostra grupo de dança tradicional de Cuiabá Foto: Ilustrativa | Crédito: Sebrae

Os dados compilados pela instituição revelam que neste período, a quantidade de registros de empreendimentos da atividade criativa no município saiu de 121 em 2023, para 164 neste ano.

O setor da Economia Criativa é formado por 43 CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e, em 2024, já representa 2% dos pequenos negócios da capital.

Para o Sebrae, esse número é reflexo da atuação da instituição para o fortalecimento do setor na baixada cuiabana, por meio da nova agência da capital, implantada neste ano.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Mato Grosso, Charles Padilha, a representação de setor de criação na economia pode ser ainda maior, pois explicar que não é possível mensurar o real peso dessas atividades.

“Sabemos que a economia criativa representa, em torno, de 1,2% do PIB no estado e em Cuiabá, chegamos a 2% graças a um esforço do Sebrae, que trabalha para esclarecer a esse grupo a importância de se reconhecer como um eixo econômico específico e usufruir dos benefícios disso”, disse o gerente.

Seja nos quintais cuiabanos, nos palcos de espetáculos nacionais e internacionais, a tradição e a identidade cuiabana gera emprego, renda e impulsiona a economia local, por meio dos grupos tradicionais e contemporâneos.

Além do setor artístico, Cuiabá tem forte influência na produção de artesanatos, vestimentas e a gastronomia, que também refletem em fontes de renda para os pequenos negócios locais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463932/visualizar/