Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Abril de 2024 às 06:44
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


A procura por essa fonte de energia, que é renovável e limpa, aumentou consideravelmente nos últimos anos
A procura por essa fonte de energia, que é renovável e limpa, aumentou consideravelmente nos últimos anos

Mato Grosso registra mais de 1,6 gigawatt de potência instalada na geração própria de energia solar.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Estado possui mais de 118 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 141 cidades, ou 100% dos municípios da região.


Atualmente, são mais de 135 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

A potência instalada de energia solar distribuída no Mato Grosso coloca o Estado na quinta posição do ranking nacional da Absolar.

Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Mato Grosso a atração de mais de R$ 8,1 bilhões em investimentos, geração de mais de 49,8 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Para Tiago Vianna de Arruda, coordenador estadual da Absolar no Mato Grosso, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O Estado do Mato Grosso é, atualmente, um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Segundo o presidente executivo da associação, Rodrigo Sauaia, o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.

“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, conclui Sauaia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/464005/visualizar/