Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 21 de Maio de 2021 às 06:36
Por: Max Lima

    Imprimir


Após a permanência do Coronavírus e as milhares de mortes e casos de sequelas deixadas pela Covid-19 muito se aprendeu sobre os efeitos pós-doença e ainda há muito o que aprender.

Entre elas o que a Covid-19 causa no coração como miocardites, infartos, insuficiência cardíaca, isquemia e tromboses.

Inclusive, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está montando um registro nacional sobre casos de pacientes que tiveram complicações cardíacas ocasionadas pela Covid-19.

Esse estudo quer apurar por que alguns infectados que não fazem parte do grupo de risco e não possuam algum problema cardíaco, hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmias e doença coronariana e nunca tiveram problemas no coração, de repente acabaram tendo infarto ocasionada pela infecção causada pelo coronavírus.

Muito se aprendeu sobre efeitos pós-doença e ainda há muito o que aprender

O que se sabe até agora é que o coronavírus causa danos no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos. A Covid-19 gera uma inflamação no coração ou em uma das artérias o que aumenta o risco de se ter uma arritmia.

Ainda há o agravante que com a inflamação causada pela Covid-19 no coração otimiza determinados medicamentos, como a cloroquina e a azitromicina, que associadas podem levar pacientes cardiopatas a terem arritmias malignas.

Dados divulgados pela SBC apontam que pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por causa da Covid-19, 7,2% das pessoas doentes apresentam dano no miocárdio, foram detectadas arritmia em 16,7%, choque em 8,7% e insuficiência cardíaca em 23%.

De qualquer forma, ainda não se tem respostas a curto prazo para muitas questões.

O mais seguro ainda é tomar as medidas de biossegurança como uso de máscara, lavar as mãos ou usar álcool gel e ainda manter o distanciamento, evitar aglomerações e claro tomar a vacina que está sendo disponibilizada.

Temos que conviver com esse vírus, entender que ainda é um assunto novo e nada é absoluto neste momento.

Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3791/visualizar/