Artigos Opinião
Personagem mais folclórico de VG
No dia 12 deste mês escrevi o primeiro artigo, de uma série de 3, reconstituindo algumas memórias sobre a divisão de Mato Grosso, em 1977. A partir daí, um olhar pro nosso futuro.Travessa Aquidaban, nº 25. Conhecida por todos em Várzea Grande por um apelido simplório: Beco do Porrete. Armazém do Bugrelo. É ali que residia um dos personagens mais folclóricos da cidade Industrial: João Cassiano Botelho, livramentense, nascido em 03 de outubro de 1935, o popular Bugrelo ou ainda Fufu-de-veado, se tivesse vivo faria 87 anos.
Brasil profundo
A partir de um breve comentário do jornalista William Waack na CNN, entrei na reflexão que projeto neste artigo. O jornalista disse que a eleição presidencial no primeiro mostrou que emergiu um Brasil profundo e conservador.
Nenhum passo atrás
Apesar de termos eleito uma grande bancada bolsonarista e ruralista que condenam suas próprias vidas e a qualidade dela ao destruir nossas florestas, deixamos claro que não existe mais volta. Nenhum passo atrás será dado. Continuaremos nos revoltando contra todo preconceito, contra as violações de direitos humanos, contra a destruição da Amazônia e de todos os biomas e contra toda tirania e fascismo.
ADI, IRPF e pensão alimentícia
No dia 23 de agosto de 2022, foi publicado o acórdão do julgamento da ADI nº 5.422, processo no qual o Supremo Tribunal Federal foi provocado a decidir quanto à incidência do IRPF sobre os valores recebidos a título de pensão alimentícia ou alimentos pelos contribuintes.
45 anos da divisão de MT
Já faz tempo que a data não é lembrada em Mato Grosso. É hoje! No entanto, ela foi uma maiores marcos da história mato-grossense.
O bem X o mal
Vivemos hoje em nosso país uma verdadeira dicotomia entre o bem e o mal; essa dicotomia acontece em função das eleições 2022 segundo turno, na qual sobraram duas candidaturas à Presidência da República.
Para onde vamos?
A banda de Luiz Inácio o considera autêntico defensor da democracia, por sua jornada de lutas contra a ditadura e por sua identificação com as demandas das massas carentes. Hoje, ainda é visto como extensão do socialismo clássico.
O convencimento pelo medo
Você pode ter números robustos economicamente e não ganhar uma eleição. Porque a percepção do POVO, não vem da noção do caminho certo.... Vem daquilo que eu não quero me tornar... ou seja daquilo que eu ABOMINO.... DAQUILO QUE EU TENHO MEDO.
A cozinheira
Hoje cedo veio o cobrador do Abrigo dos Cegos, do qual sou colaborador há mais de vinte anos sem marcar pelo telefone fixo, que é o dela, e eu não o atendo, e deu com os “burros n´água”, pois eu tinha saído.
As próximas décadas de inovação
A utilização de biológicos é um pilar muito estratégico, com uma trajetória que passa pela redução de produtos químicos para buscar soluções que aumentem a produtividade e literalmente imitem processos da natureza. É um casamento com o que os europeus gostam de chamar de “soluções baseadas na natureza”.