Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Fevereiro de 2011 às 16:22

    Imprimir


O PSDB venceu a queda de braço com o PT pela presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado. Depois de um impasse que durou mais de duas semanas, os petistas abriram mão do comando da comissão. O PT acabou isolado na disputa, sem o apoio do PMDB --que defende a regra da proporcionalidade partidária com base no tamanho de cada partido na Casa.

O PMDB, maior bancada do Senado, escolheu a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O PT, com a segunda maior bancada eleita, ficou com a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) --mas também reivindicava a Comissão de Infraestrutura.

O PSDB, que é terceira maior bancada, conseguiu emplacar o comando da Comissão de Infraestrutura mesmo com a pressão contrária dos petistas. O PT se dizia titular da vaga porque defende a divisão das comissões pelos tamanhos das bancadas partidárias, e não das legendas.

"Todos os esforços para um entendimento não foram possíveis. O critério da Mesa Diretora vai ser a divisão seguindo a proporcionalidade. Então, o PT abriu mão da comissão", disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Os petistas vão agora brigar pelo comando da CAS (Comissão de Assuntos Econômicos) e pela indicação do PDT para a presidência da Comissão de Agricultura e do PSB para o comando da Comissão de Meio Ambiente. O DEM reivindica a presidência da Comissão de Agricultura, o que pode se transformar em um novo embate na Casa.

Sem acordo entre os partidos até agora, somente a CCJ deu início aos seus trabalhos no Senado duas semanas depois do início do ano legislativo. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse esperar que as pendências estejam solucionadas até amanhã para que as comissões iniciem de fato as suas atividades.

"Tenho certeza que esta semana vamos definir tudo. A questão não é rotular partidos do governo ou da oposição, mas o respeito à regra da proporcionalidade partidária no Senado", disse Jucá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101997/visualizar/