Dilma tem reunião com cotados para área econômica
Em meio às negociações para a composição de sua equipe econômica, a presidente eleita, Dilma Rousseff, recebeu para uma reunião na manhã desta segunda-feira o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa e a coordenadora-geral do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Miriam Belchior.
Barbosa é um dos cotados para o Banco Central ou para cargo de destaque nesta área no Palácio do Planalto. Barbosa é secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda. Ele conquistou a confiança de Dilma na elaboração do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" e também assessorando o PAC.
Miriam é um dos nomes para o Ministério do Planejamento, a terceira pasta da área econômica. Ela é considerada uma técnica da confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse e o segundo encontro de Dilma e Belchior. Na semana passada, elas discutiram PAC e o leilão do trem-bala que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro.
Barbosa utilizou uma entrada lateral da Granja do Torto, residência de campo da Presidência, para não ser visto pela imprensa. Belchior não falou com os jornalistas depois da reunião que durou quase duas horas.
Há a expectativa de que Dilma converse nesta semana com o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ele perdeu força na bolsa de apostas ministerial ao divulgar que só ficaria no cargo com autonomia, o que trouxe dúvida sobre a liberdade que Dilma daria ao BC.
O presidente Lula tem aconselhado Dilma a montar uma equipe econômica que sinalize continuidade.
Comentários