Dois parlamentares eleitos de Mato Grosso, novatos, devem ficar em gabinetes menores
Deputados eleitos e reeleitos travam disputa por gabinetes na Câmara
A pouco mais de dois meses para a posse, em 1º de fevereiro, os deputados eleitos e reeleitos travam uma disputa silenciosa pelos gabinetes. O desejo de antigos e novos parlamentares é instalar a equipe de assessores no Anexo 4, onde os gabinetes são maiores e têm banheiros. O espaço, porém, não está acessível aos novatos.
Em Mato Grosso, dos oito deputados federais eleitos, dois são novatos e terão que participar de um sorteio juntamente com outros 221 parlamentares de primeiro mandato. Eles terão que se contentar com os gabinetes disponíveis no Anexo 3, onde não há elevadores nem banheiros privativos.
Ságuas Moraes (PT) e Nilson Leitão (PSDB) deverão disputar os gabinetes com os demais parlamentares novatos. Cinco deputados federais de Mato Grosso - Wellington Fagundes (PR), Carlos Bezerra (PMDB), Homero Pereira (PR), Eliene Lima (PP) e Valtenir Pereira (PSB) - têm direito a escolher os seus gabinetes. Júlio Campos (DEM), como já foi deputado federal, também tem o privilégio de escolher o gabinete.
As regras para definição do gabinete foram divulgadas aos novos parlamentares. Os gabinetes do Anexo 4 serão prioritariamente destinados a ex-presidentes da Casa, a quem tem dificuldade de locomoção, a quem tem mais de 65 anos, mulheres, titulares reeleitos, suplentes eleitos que exerceram o mandato e ex-deputados federais. A maioria dos novatos fica no Anexo 3, segundo o chefe de gabinete da Diretoria-Geral da Câmara, Pedro Pellegrini.
Estrutura
A principal diferença entre os gabinetes é que os do Anexo 4 possuem banheiro privativo para o deputado. Os parlamentares que utilizam gabinetes do Anexo 3 da Câmara devem utilizar os banheiros públicos localizados nos corredores. No Anexo 3, há um banheiro masculino e um feminino por corredor, que pode ter de 30 a 40 gabinetes.
Os gabinetes do Anexo 4 têm 39m², duas salas com janela, e o prédio tem 5 elevadores. Como uma rua separa o Anexo do prédio principal do Congresso, onde ficam as comissões e o plenário, os parlamentares podem usufruir de uma passagem subterrânea com esteira e escada rolante.
Os gabinetes do Anexo 3 ficam próximos às comissões da Câmara, têm área de 33,7 m² e duas salas, cada uma com uma janela. O prédio não tem elevador. Alguns gabinetes improvisam uma divisória para criar mais um ambiente.
Comentários