Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 17:16

    Imprimir


Três dos maiores violeiros do país dividirão o palco no Cine Teatro Cuiabá dia 05 de fevereiro (uma sexta-feira), às 20h, fechando o Circuito Syngenta de Viola Instrumental. Eles são Daniel de Paula, João Ormand e Levi Ramiro, que com violas de 10 cordas e a conhecida viola-de-cocho levarão ao público boa música e a nostalgia da vida rural.

O paulista Levi Ramiro é o anfitrião do Circuito. Além de tocar, o violeiro interage com o público e conta diversos “causos”. O motivo pelo qual foi convidado a ser anfitrião é que Levi é um dos peritos da viola no país, já que compõe, e também cria instrumentos musicais.

Daniel de Paula, matogrossense de Tangará da Serra, músico formado pela UFMT e especialista em antropologia, será o único a tocar a viola de cocho durante todo o espetáculo. Ele já participou dos prêmios Syngenta em 2004 e 2005, onde conseguiu ser finalista. Este ano, foi convidado para o Circuito e acredita que é um evento “muito interessante porque é uma oportunidade de defendermos a nossa cultura”. Daniel disse que conhece o trabalho dos outros dois músicos e que “cada um deles tem muitas qualidades”.

Para completar o trio  , João Ormand, o “violeiro do pantanal”, é compositor, cantor, violeiro e historiador formado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especializado na música do oeste do Mato Grosso nos períodos de 1930 a 1950. Com a música erudita que aprendeu com a família e a bagagem de conhecimento da música folclórica do estado, João Ormand promete um verdadeiro espetáculo ao lado dos companheiros no Cine Teatro.

O Circuito Syngenta é um projeto incentivado pela Lei Rouanet e tem por objetivo dar mais visibilidade aos artistas, valorizar a cultura caipira de viola instrumental, difundir as muitas vertentes da viola e oportunizar ao público o contato com a música instrumental. O Circuito teve início em junho de 2009 e já passou por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Goiás, Maranhão, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os shows são gratuitos.

Mais informações: (65) 3613-9200






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145618/visualizar/