Governo recebe equipamentos para serem distribuídos para os 141 municípios de MT
O Governo de Mato Grosso já está recebendo as máquinas e os caminhões que serão distribuídos para os 141 municípios do Estado. O contrato de financiamento da maior aquisição de maquinários foi assinado na semana passada pelo governador Blairo Maggi e representantes do Banco do Brasil (BB). Na última quinta-feira (24.12), os secretários de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, e o de infraestrutura, Vilceu Marcheti, iniciaram o recebimento do primeiro lote dos maquinários. Os equipamentos estão expostos na avenida do CPA, em Cuiabá, próximo ao shopping local.
O Estado está investindo R$ 241 milhões entre máquinas e caminhões para os 141 municípios mato-grossenses. As máquinas financiadas são do tipo pá carregadeira, escavadeira hidráulica e motoniveladora, e já os caminhões: basculante e cavalo mecânico. Um total de 705 equipamentos entre caminhões e máquinas, sendo 408 caminhões e 297 máquinas.
Segundo o secretário José Aparecido (Cidinho), o investimento do governo na aquisição dos maquinários reflete em qualidade de vida dos cidadãos. “Isso representa melhor qualidade para as pessoas que moram nas zonas rurais do Estado de Mato Grosso”. Ele ressaltou que “a ideia é fazer com que cada município tenha uma patrulha para assim fazer restauração das estradas”.
O investimento representa melhorias nas estradas de Mato Grosso, bem como na conservação e na manutenção das rodovias com asfaltamento. “O governo está investindo no Estado dando condições para que o município faça sua parte com manutenção e conservação das estradas vicinais que ligam as propriedades, as comunidades rurais, os assentamentos”, disse Cidinho.
Pelas estradas pavimentadas do Estado por onde passam o progresso, uma das prioridades do governo é levar mais infraestrutura para a população. “Uma das condições feitas aos prefeitos é que seja feita restauração nas estradas em assentamentos rurais. É necessário também que essas máquinas sejam prioridade para a reestruturação e que os agricultores tenham mais condições de escoar a sua produção”, destacou o secretário.
A distribuição das máquinas e caminhões será feita na segunda quinzena de janeiro de 2010. De acordo com o secretário Marcheti, os equipamentos serão destinados para as prefeituras com a intenção de melhorias em vias públicas, rodovias e estradas de Mato Grosso. “Estes equipamentos são para as prefeituras para a melhoria das estradas, na limpeza de terrenos, e também como auxílio aos municípios preparando as ruas para receber o asfalto”, comentou Marcheti.
Comentários