Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 09:44

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, foi eleito por unanimidade, para presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Norte (CISCN). A eleição aconteceu na última terça-feira (08.12), na sede do consórcio em Diamantino, após os prefeitos presentes indicarem o colega para comandar órgão, que é composto por seis municípios, sendo Rosário Oeste, Nobres, São José do Rio Claro, Diamantino, Alto Paraguai e Nortelândia.

O consórcio regional de saúde é responsável por contratar os serviços médicos especiais que não estão disponíveis nos municípios filiados, atendendo a maioria da população carente, que não possui condições de arcar com despesas médicas, se tornando um grande aliado das administrações na melhoria da qualidade do atendimento a comunidade, no que tange a área de saúde.

O novo presidente assume determinado a promover alterações que possam melhorar esta prestação de serviços aos municípios e consequentemente a população, facilitando o acesso aos serviços, para isso já determinou a realização de pregão eletrônico no inicio do próximo ano, para aquisição de serviços na área pública ou privada de saúde dos municípios, o objetivo é proporcionar acesso rápido ao atendimento médico desejado, diminuindo o custo no transporte de pacientes. Ele disse ainda que busca descentralizar os serviços de média e alta complexidade, e os próximos a serem contratados, terão que ser prestados nos municípios.

Outra iniciativa do novo dirigente, é a contratação de uma consultoria, que promoverá um raio x da saúde pública e privadas dos municípios filiados, identificando as deficiências, fragilidades, bem como potencialidades, e com base em um relatório minucioso do quadro da saúde regional, vai sensibilizar os Governos do Estado e Federal, afim de que sejam feitos investimentos que fortaleçam a rede, estruturando a saúde em cada município. “Se tivermos um bom serviço de saúde no interior, vai desafogar a área na capital do estado, e diminuir as despesas dos municípios, enfim haverá uma melhora substancial do quadro, e quem ganhará com isso sem duvida é a população” salientou Fraga.

Para ele, a criação dos consórcios já é responsável por um crescimento positivo nesta área, destacando as consultas e exames com especialistas promovidas pelo consórcio regional de saúde do Centro Norte. “Os dados são muito positivos e refletem a necessidade de buscarmos um incremento, que acredito este estudo poderá apontar saídas” destacou.

O prefeito de Nortelândia agradeceu a confiança dos colegas prefeitos, que o elegeram e prometeu trabalhar com dedicação para manter a credibilidade do consórcio e melhorar a prestação de serviços, aprimorando o atendimento e aumentar o poder de investimento na contratação de serviços médicos hospitalares de qualidade. “O mesmo ritimo impresso na administração de Nortelândia, será desenvolvido no consórcio, de forma que não medirei esforços para em conjunto com os colegas fazer o melhor para a população, que é a principal beneficiada com as ações desenvolvidas” concluiu ele.

O presidente do CISCN, Neurilan Fraga, assegurou que não fará nenhuma mudança no quadro de auxiliares do órgão, mantendo a atual equipe que conduz com muita competência sua área técnica.

Participaram da reunião que culminou com a eleição, secretários de saúde dos municípios filiados, e os prefeitos de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, de Alto Paraguai, Adair José e de Diamantino, Juviano Lincoln.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148894/visualizar/