Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 00:06

    Imprimir


Dos 24 deputados estaduais, somente cinco não devem concorrer à reeleição em 2010: Otaviano Pivetta (PDT), Percival Muniz (PPS), Antonio Brito (PMDB), Mauro Savi (PR) e Ságuas Moraes (PT), que está licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado de Educação. Ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e empresário do agronegócio, Pivetta se mostra ora desestimulado da vida pública, ora disposto a encarar candidatura majoritária. Aos aliados ele já adiantou que ou será candidato a senador ou governador ou ficará de fora do teste das urnas. A Executiva regional do PDT comandada pelo próprio Pivetta resolveu dar autonomia a ele para buscar alianças políticas e empurrá-lo à corrida eleitoral.

Muniz é outra incógnita. Faz barulho com seu mandato de deputado, após a experiência de ter sido federal constituinte e prefeito de Rondonópolis por dois mandatos. Ele não tem reconstruído bases visando o pleito do próximo ano, sinal de que deve mesmo se dedicar inteiramente à atividade de pecuarista. O evangélico Antonio Brito, então suplente e hoje parlamentar graças à renúncia na Assembleia do hoje prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio, já jogou a toalha. Brito percebeu as dificuldades que teria para se reeleger diante da exigência de um coeficiente eleitoral superior a 60 mil votos.

Já o ex-vereador por Sorriso e deputado de segundo mandato Mauro Savi, líder do governo Blairo Maggi na AL, sonha com uma das oito cadeiras de deputado federal, assim como o licenciado Ságuas, secretário de Educação. Savi quer seguir o exemplo dos ex-estaduais Eliene Lima e Chico Daltro, que não arriscaram o projeto da reeleição e apostaram tudo na corrida à Câmara. Numa campanha "colada" em José Riva, presidente da Assembleia é que se reelegeu com 82.799 votos no pleito de 2006, Eliene garantiu cadeira de federal com 65.855 votos. Já Daltro ficou na primeira suplência, com 49.949 votos. Ex-prefeito de Juína, Ságuas trabalha projeto à Câmara, enquanto o então suplente e hoje em sua vaga na AL, Alexandre Cesar, vai tentar se eleger desta vez, assim como os demais estaduais.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149975/visualizar/