Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 07:11
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Os secretários de Estado Eumar Novacki (Comunicação e Casa Civil) e Chico Daltro (Ciência e Tecnologia) deixarão os cargos nos próximos dias e não somente em abril, quando o governador Blairo Maggi (PR) renunciará ao mandato e exonerará todo o staff para disputar uma vaga no Senado. As mudanças são as primeiras na transição de governo. Novacki deixa a Secretaria de Comunicação, mas permanece na Casa Civil até abril.

O anúncio da saída de Novacki e Chico Daltro foi feito ontem por Maggi durante inauguração do trecho de 40 km de asfalto da rodovia estadual "Ary Leite de Campos" (MT-010), que liga os municípios de Acorizal e Rosário Oeste. A Secretaria de Comunicação (Secom) vai ser comandada a partir de janeiro por um profissional da área ainda a ser escolhido.

No caso da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), a mudança será necessária porque Chico Daltro deve deixar o cargo para assumir temporariamente na Câmara Federal a vaga do deputado Pedro Henry (ambos do PP). O rodízio na cadeira foi comunicado por Henry ao governador.

Maggi cogitou mudanças nas duas pastas antes de abril, mas defendeu ainda que as alterações nas secretarias de Saúde (SES), Planejamento (Seplan), Fazenda (Sefaz) e Infraestrutura (Sinfra) não representem descontinuidade. "Essa não é uma determinação, mas uma avaliação de quem acredita que, nessas secretarias, não dá para chegar alguém totalmente de fora. Até pegar o ritmo demora um pouco".

Pré-candidato ao Senado, Blairo ratificou o compromisso em exonerar os demais secretários em abril, quando deixará o governo para iniciar a campanha. Alega que pretende dar liberdade ao vice Silval Barbosa (PMDB) na formulação da nova equipe. Ao todo, o governo conta com 18 secretarias de primeiro escalão, além de 32 órgãos da administração indireta.

Articulações - O governador afirmou também que o empresário Mauro Mendes (PSB), apesar de anunciar que não é pré-candidato ao Palácio Paiaguás para o ano que vem, tem agido como tal desde que deixou o PR no fim de setembro. A afirmação foi feita quando que Maggi avaliou ontem a possibilidade de aliança do PR, que anunciou apoio à pré-candidatura do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), e o PSB, partido ao qual se filiou o empresário Mauro Mendes no fim de setembro. "Ele me diz que não é candidato, mas tem agido de forma diferente", alegou.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150043/visualizar/