Guilherme Maluf quer gratuidade na primeira habilitação
O deputado Guilherme Maluf apresentou indicação ao governo do Estado solicitando a implantação do Programa de Incentivo à Primeira Habilitação. O objetivo é garantir a gratuidade da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) à população de baixa renda do Estado.
Pela proposta, o candidato ao benefício deverá apresentar junto ao setor competente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) os documentos pessoais, exames, a certificação do Centro de Formação de Condutores e o comprovante de rendimento da família, não podendo ser superior a um salário mínimo.
“Muitas pessoas, inclusive os jovens, perdem oportunidades de trabalho por não serem habilitados. E sem recursos, não conseguem tirar a habilitação, já que o custo é alto”.
Ainda na indicação, Guilherme Maluf sugere que o Detran faça convênios com as auto-escolas, como forma de assegurar a formação educacional e prática gratuita do candidato à primeira carteira de habilitação. “Nossa proposta visa ajudar, principalmente as pessoas desempregadas, a entrarem no mercado de trabalho, pois muitas profissões exigem CNH”, justifica o parlamentar.
Comentários