Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Novembro de 2009 às 17:36
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


O programa Microcrédito, ação de inclusão social e geração de renda do governo de Mato Grosso, acaba de entrar para o RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros, por ser o único programa em todo o país a realizar financiamentos sem cobrar juros. A certificação foi entregue na manhã desta segunda-feira (23) à primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setesc), Terezinha Maggi.

Luciano Cadari, diretor da RankBrasil, afirmou que sua equipe realizou pesquisas por todo o país, sem encontrar nenhuma ação semelhante. “O que acontece aqui é algo inédito no Brasil inteiro. Em nenhum outro lugar tiveram coragem de oferecer um empréstimo à população sem cobrar nada, nenhum juro, nenhuma taxinha”, elogiou.

Terezinha Maggi relembrou que o Microcrédito é “a menina dos olhos do governador Blairo Maggi” e acrescentou que o programa “não dá o peixe, mas ensina a pescar”, fazendo alusão às palavras do presidente Lula.

O vice-governador Silval Barbosa (PMDB), representando o governador Blairo Maggi (PR) durante a solenidade, acrescentou que esse é o terceiro programa do Estado na área social a entrar para o RankBrasil, sendo os outros dois o Casamento Comunitário e o Natal das Crianças.

O programa

Mais de 4 mil pessoas em Mato Grosso já foram beneficiadas pelo programa Microcrédito, desde 2004, quando foi criado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O programa é apontado pela primeira-dama e secretária da pasta como um grande benefício, já que é o único no país com juro zero.

A ação funciona disponibilizando crédito a empreendedores de baixa renda que tenham habilidade e experiência de trabalho e que queiram iniciar ou ampliar o seu próprio negócio. O crédito é baixo, de, no máximo, 1,5 mil reais, mas tem ajudado muita gente a iniciar ou potencializar o pequeno negócio.

A Setecs não dá o dinheiro ao inscrito beneficiado, mas o produto que ele precisa. Os bens financiáveis pelo programa são máquinas, equipamentos, ferramentas, ambos novos ou usados, matéria-prima, mercadorias para revendas e bens destinados à produção, prestação de serviços e comercialização. O programa está disponível atualmente em 84 municípios do Estado, com previsão de ampliação para 2010.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150510/visualizar/