Obra do anel viário está estimada em R$ 70 milhões
A iniciativa do deputado Adalto de Freitas Filho, Daltinho (PMDB) de realizar a Audiência Pública em Barra do Garças, nesta sexta feira (13) surtiu efeito positivo para a população do Araguaia. Antes mesmo da audiência, o senador Jaime Campos (DEM) anunciou a destinação de uma emenda na ordem R$ 5 milhões para o deputado Daltinho.
De acordo com o deputado esse recurso será destinado exclusivamente para o inicio das obras do Anel Viário em Barra do Garças. ?A obra é fundamental para Barra do Garças, bem como para os municípios de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO) e essa verba será direcionada para o anel viário.
O anteprojeto do Anel Viário prevê a construção um desvio de 14 km de asfalto pelo bairro Nova Barra, passando acima do campus da UFMT em Pontal do Araguaia, e terminando em Aragarças (GO) na seqüência da BR-158. Além da construção de duas pontes de concreto sobre os rios Araguaia e Garças.
Adalto de Freitas destacou ainda, que a Assembléia Legislativa dará um passo importante para conseguir realizar esta obra. ?Depois desta audiência, as coisas vão caminhar mais fáceis e nós vamos conseguir o anel viário para Barra do Garças?, afirmou Daltinho.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) elogiou a iniciativa do parlamentar Adalto de Freitas em mobilizar as autoridades federais, estaduais, municipais de Mato Grosso e do estado de Goiás para discutir a viabilização do anel viário no município.
?Daltinho é o único defensor do Araguaia na Assembléia, pois sabemos da importância desta obra para o Estado, com a conclusão dela a região terá um desenvolvimento socioeconômico considerável? frisou Riva. O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), afirmou que o governo do Estado não medirá esforços para a realização da obra do anel viário, como também outras obras que o governo tem realizado na região do Araguaia.
Wanderley Farias (PR), prefeito de Barra do Garças também apoiou a iniciativa do deputado Daltinho em realizar essa discussão entre lideranças políticas e sociedade organizada e enfatizou que mesmo que pese as divergências, os interesses da cidade deve estar acima de tudo. ?A prefeitura está disposta em apoiar esse projeto que só vai beneficiar o crescimento do nosso município e que teve inicio em 2004, quando iniciamos a pavimentação de uma avenida no bairro Nova Barra, mas por questões ambientais a obra foi paralizada?, finalizou o prefeito.
Participaram da audiência os deputados federais:
Wellington Fagundes (PR), Eliene Lima (PP) e Carlos Bezerra (PMDB), os prefeitos Ribeiraozinho, Aparecido Marques Moreira (PPS), prefeito de Nova Xavantina Gercino Rosa, prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (PP), prefeito de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa de Moraes (DEM), prefeito de Aragarças (GO) Marcos Antonio Oliveira- Marcão, o prefeito de Torixoréo Máximo Rodrigues (PSB), representantes do IBAMA, DNIT e Secretaria de Estado de Fazenda, vereadores da região e sociedade organizada.
Comentários