Riva cobra mais empenho da bancada de MT sobre recursos
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), pediu mais empenho da bancada federal de Mato Grosso em cobrar o governo federal sobre os recursos da União investidos na saúde pública no Estado.
Na avaliação dele, a União, que fica com 60% dos recursos públicos do País, pouco investe na saúde. Com isso, os municípios ficam sobrecarregados e são obrigados a arcar com as maiores despesas.
“Os municípios são muito fragilizados, principalmente os pequenos. A arrecadação mal dá pra cobrir os repasses constitucionais pra educação e saúde e manter a máquina. O governo federal precisa de sensibilizar disso, coisa que até agora não fez”, protestou o parlamentar.
Para ele, a bancada mato-grossense no Congresso Nacional deve começar a fomentar essa discussão em Brasília diante dos graves problemas na saúde que assolam todo o Estado.
O presidente da CPI da Saúde, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), também aproveitou o embalo e cobrou posicionamento firme dos parlamentares federais. Ele afirmou que aguarda um posicionamento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que esclareça os repasses ao Estado à comissão parlamentar.
O republicano também confirmou que a comissão vai começar a realizar inspeções “in loco” nas unidades básicas de saúde, policlínicas e nos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Ele também frisou que unidades de saúde do interior, como os hospitais regionais, também serão visitados pelos deputados.
Comentários