Gestores fazem balanço positivo do VI Encontro de Prefeitos
O VI Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, encerrado hoje (6), no Centro de Eventos do Pantanal, reuniu cerca de 80 prefeitos, além de secretários municipais, primeiras-damas, vereadores, entre outras lideranças. O evento foi promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM com o objetivo de desenvolver ações, por meio de debates e trocas de experiências que promovam o desenvolvimento dos municípios. Várias autoridades prestigiaram o encontro, como o vice-governador Silval Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o presidente do TCE, Antonio Joaquim, a senadora Serys Marly, deputados, secretários estaduais, entre outros.
O presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, fez uma avaliação positiva do encontro, realizado paralelamente ao VIII Encontro de Primeiras-damas. “O evento atingiu a meta de esclarecer os gestores e equipes sobre questões recorrentes na administração pública. A participação nos debates foi bastante proveitosa e acreditamos que os prefeitos voltam para os municípios com mais informações para tomada de decisões”, assinalou.
O prefeito de Nova Santa Helena, Dorival Lorca, disse que o evento cumpriu seus objetivos, principalmente o de esclarecer a situação dos municípios. Ele elogiou o governo pela iniciativa em discutir uma compensação para esse período de crise e acha que as palestras foram objetivas e esclarecedoras.
O prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, acha que o encontro foi bem organizado e que as palestras foram técnicas e interessantes. Ele disse que o evento proporcionou uma discussão importante sobre a crise financeira que os municípios estão vivendo.
O prefeito de Poconé, Clóvis Martins, gostou do evento e sugeriu que esses encontros sejam realizados semestralmente. Na avaliação dele, temas como repasses de recursos e prestação de contas trouxeram conhecimento para os participantes, o que pode significar melhorias para as administrações municipais.
O prefeito de Comodoro, Marcelo Beduschi, avaliou como positiva a realização do evento e que as palestras foram proveitosas para prestar esclarecimentos e esclarecer dúvidas. Ele também elogiou a troca de experiências entre os prefeitos durante o encontro.
O prefeito de Nova Brasilândia, Jamar Lima, disse que o evento foi bom porque trouxe conhecimento em diversas áreas. Ele ressaltou o fato de que as palestras cumpriram com o objetivo de esclarecer temas importantes como prestação de contas e linhas de crédito.
Programação - A programação do encontro incluiu palestras com o comentarista esportivo, Milton Neves, que falou sobre a Copa do Mundo 2014; secretário executivo do ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, que abordou o tema Recursos, Repasses e Prestação de Contas; gerente regional da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, que falou sobre Soluções para a Gestão Pública; conselheiro Valter Albano, com o tema Planejamento Estratégico, Contas de Governo e Gestão; supervisor técnico da Unidade de Coordenação de Programa, do ministério da Fazenda, Osvaldo Mazola, que fez uma apresentação sobre o Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal – PNAFM; diretora de Educação da Escola de Administração Fazendária, Eva Torreias, que falou sobre a ESAF; Regina Célia Peixoto, que falou sobre Linhas de Crédito do Banco do Brasil para o Setor Público; João Carlos Spenthof, que abordou o tema Produtos e Serviços do Sicredi; superintendente do Incra, Willian César Sampaio, que falou sobre Regularização Fundiária em Mato Grosso; presidente do Intermat, Afonso Dalberto, que falou sobre Regularização Fundiária; coordenador do programa Terra Legal, Nelson Luiz Borges, com o tema Regularização Fundiária da Amazônia Legal; secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, que falou sobre Perspectivas de Receitas; representante do Sebrae, Sandro Salvatore, com o tema Prefeito Empreendedor; coordenador do IBGE, Deovaldo de Souza, que abordou o tema Censo 2010 e Adoniran Santos Peraci, que falou sobre o Programa Alimentação Familiar.
Comentários