Tucano Santos "bate" Jayme e Silval em Tangará da Serra
O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) a corrida à disputa a governador em Tangará da Serra, apesar de, em alguns cenários, aparecer empatado tecnicamente com o senador licenciado Jayme Campos (DEM). Segundo o levantamento do instituto Mark, o tucano aparece com percentuais que variam de 25% a 45% das intenções de voto, dependendo dos adversários. Jayme apresenta índices entre 24% a 30%.
Numa simulação com quatro possíveis candidatos ao Palácio Paiaguás (Santos, Jayme, Silval Barbosa e Mauro Mendes), o nome do prefeito cuiabano aparece em primeiro lugar, com 29,3% (confira na estimulada 1). O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) tem 16,1% e o empresário Mauro Mendes (PSB) é citado por 4,8% dos entrevistados. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Numa eventual disputa entre Santos, Jayme e Silval, o tucano também mantém liderança, com 34,5%, seguido do democrata, que detém 25,7% (cenário 2). Na lanterna figura o nome de Silval, com 14,9%. Se Santos concorresse com Silval e Mendes, ele também levaria vantagem sobre o peemedebista: 39,8% a 16,5%. (quadro 3).
Caso a disputa no segundo turno da eleição ao governo em Tangará da Serra fosse travada entre Santos e Silval, o prefeito cuiabano teria 43,4%, enquanto o peemedebista ficaria com 17,3% (estimulada 4). Num virtual embate entre Santos e Jayme Campos, o placar favorável ao tucano seria de 41% a 28,1% (quadro 5).
Entre Santos e Mendes, a exemplo do que ocorreu na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2008, o tucano levaria vantagem: 45,8% a 10,4% (estimulada 6). Se Jayme concorresse no segundo turno contra Silval, teria 30,5% das intenções de voto, enquanto o peemedebista ficaria com 21,7% (cenário 7). Já na disputa com Mauro Mendes, Silval levaria vantagem: 25,7% a 13,3% (estimulada 8). Numa eventual entre Jayme e Mauro Mendes, o democrata venceria por 31,3% a 13,3% (quadro 9).
As pesquisas estimuladas foram feitas no último sábado (31), com 249 entrevistas. Percorreram 37 bairros, sendo eles centro, Vila Nazaré, Santa Izabel, Parque das Nações, Vila Esmeralda, Jardim dos Ipês e Presidente, Vilas Alta e Horizonte, Jardim do Lago, Monte Líbano, Rio Preto, Dona Júlia, Jardim América, Vila Olímpica, Alto do Boa Vista, Tapirapuã, Jardim Paraíso, Vila Goiás, Jardim São Paulo e Maringá, Santa Lúcia, Jardim Paulista, Alto Alegre, Shangrilá, Vila Londrina, Parque das Mansões, Nossa Senhora Aparecida, Califórnia, Jardim Atlântico, Santa Marta, San Diego, Cohabinha, Tangará II, Araputanga, Tangará I e Vila Progresso. (Andréa Haddad)
Comentários