Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 04 de Novembro de 2009 às 11:53
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Após a proliferação da propaganda eleitoral no site de relacionamentos orkut, políticos mato-grossenses aderem à febre do twitter na tentativa de se aproximar do eleitor e conquistar votos visando o pleito de 2010. Como esse mecanismo é voltado para o debate em torno de temas e interesses afins, eles conseguem resgatar eleitores com interesse em política, mas não o suficiente para frequentar reuniões partidárias e as sessões das Câmaras Municipal e Federal, Assembleia Legislativa e Senado.

A senadora Serys Marli Slhessarenko (PT), por exemplo, aderiu à moda e é a parlamentar mato-grossense com mais seguidores em sua página. Ela possui quase 1,3 mil “followers”, como são chamados os seguidores. Seu layout é recheado de fotos enquanto discursa no Senado. A petista atualiza a página toda vez que preside alguma sessão ou embarca de Brasília para visitar as bases em Mato Grosso e vice-versa. Ela explica que conseguiu achar no twitter uma forma de mostrar a rotina, sem colocar inúmeras matérias e postagens em seu site e blog. “Além de mostrar meu dia-a-dia, coloco fotos e consigo interagir com as pessoas. Também conseguimos informações rápidas, o tempo todo”, elogia.

Da Assembleia Legislativa, o deputado Percival Muniz (PPS), ex-prefeito de Rondonópolis, não deixa de registrar no twitter um só lance de suas atividades. O socialista aproveita para justificar atitudes, como a de continuar atuando na instalação da CPI da Saúde, mesmo após ser vetado como presidente ou relator. “Após uma reflexão decidi que irei participar da CPI, mesmo com a manobra, desrespeito ao Regimento Interno e à opinião pública. Entendo que posso colaborar e muito. Como o assunto não foi tratado no Colégio de Líderes, coube a mim, pelo Regimento, convocar a reunião de instalação, por ser o membro mais velho”, escreveu Muniz, após a sessão vespertina desta terça (3). No layout de sua página estão as cores do PPS.

Vereador eleito com mais votos em Cuiabá, Éverton Pop (PP) é o maior twitteiro da Câmara. Possui 245 seguidores. Ele atualizava o site, por exemplo, enquanto ouvia o longo depoimento do presidente da Mesa Diretora, Deucimar Silva (PP), à Comissão Processante que investiga Lutero Ponce (PMDB). “Os depoimentos começaram às 8h e ainda não acabaram. Foram três pessoas ouvidas. O assunto é realmente muito delicado! Estou na Câmara acompanhando o depoimento do presidente”. Ao discutir em plenário a situação da Salgadeira, na estrada de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, Pop divulgou no twitter links do Youtube com vídeos que retratam a situação degradante do local.

Da bancada federal, Homero Pereira (PR) comanda acaloradas discussões sobre o novo Código Florestal. O republicado possui 538 seguidores. “Em Brasília, estaremos concentrados na Comissão Especial que rediscute o código florestal”, escreveu o republicano, nesta terça. Rumo à reeleição, ele aproveita para divulgar reuniões nas bases. “Fim de semana de muito trabalho. Estive em Canaranã para audiência em favor à pavimentação da MT-020, que liga o município a Paranatinga. Participei de reunião política em Colíder. Em Guarantã do Norte, reuni-me com prefeito, vereadores e líderes comunitários”. O deputado demonstra pleno domínio da língua Inglesa em conversas informais com amigos do twitter e também usa o site para bajular correligionários. “O governador tem obras em todos os municípios, tem alto índice de aprovação, sua presença no palanque só nos beneficiará”, escreveu após o anúncio de Blairo Maggi (PR) de que iria disputar uma cadeira no Senado.

Viúva do ex-governador Dante de Oliveira, a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) divulga no twitter trechos de praticamente todos os pronunciamentos que ouve em plenário. A tucana tem 256 followers. “Deputados discutem o projeto que dispõe sobre a concessão de bônus especial aos servidores do Dnit. Neste momento, acontece a sessão Mirim da Câmara dos Deputados. Crianças apresentam seus projetos”.

Novato no site e com apenas 20 seguidores por enquanto, o deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) bem que demonstra empolgação ao tentar manter diálogo com parentes e personalidades, como o apresentador de TV Luciano Huck. O democrata atualiza o site quando acorda e antes de dormir, principalmente quando está em Sinop, onde fica sua base eleitoral. “Bom Dia tuitada! E Sinop-MT chove ou não chove? na dúvida vou almoçar pro lado de dentro”, escreveu o deputado, no domingo, 1º de novembro.

Poético, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) divulga diariamente pensamentos de escritores e filósofos, de Monteiro Lobato a Michelangelo. "Um país se faz com homens e livros. (...) Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo”. O republicano tem 368 seguidores.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151658/visualizar/