Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Outubro de 2009 às 12:27
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


O tucano José Serra, governador de São Paulo, e a petista Dilma Rousseff, secretária-chefe da Casa Civil, polarizam a corrida à Presidência da República em Rondonópolis, cidade-pólo do Sul do Estado. Eles acumulam também, por outro lado, os maiores percentuais de rejeição. É o que revela a pesquisa da Mark, realizada no sábado e domingo últimos. Foram entrevistados 435 moradores. Segundo o instituto, a margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Num cenário com quatro virtuais candidatos, sendo eles Serra, Dilma, a senadora Marina Silva (PV), ex-ministra do Meio Ambiente, e o deputado federal Ciro Gomes (PPS), o tucano lidera com 30,8% (estimulada 1). Na segunda colocação aparece Dilma, com 24,4%. Marina e Ciro ficam no empate técnico. Ela acumula 10,8%, uma ligeira vantagem sobre Ciro, que tem 10,6%. Os indecisos somam 21,8%.

Quando os pesquisadores simulam disputa com o ex-deputado federal e governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como pré-candidato do PSDB no lugar de Serra, quem passa à liderança é a ministra petista Dilma Rousseff. Ela chega a 24,4% (ver quadro 2). Empatados tecnicamente na segunda colocação aparecem Ciro, com 16,1%, e Marina, que tem 11,7%. Aécio fica na lanterna, com 6,9%. O percentual de indecisos é de 37%. Outros 3,4% disseram que votariam em branco se os candidatos fossem estes.

Na pesquisa espontânea os pesquisadores não citam os nomes dos virtuais candidatos. Nesse cenário, Serra lidera com 21,4%, seguido por Dilma, com 12,6%. Ciro e Marina ficam empatados na terceira colocação. O socialista acumula 5,3%, enquanto a pré-candidata do PV tem 3,2%. Embora seja impedido legalmente de disputar o terceiro mandato, Lula é citado por 0,7%. Aécio fica novamente na lanterna, com 0,5%. O percentual de indecisos é de 55,4%.

Rejeição

Líderes nas pesquisas espontânea e estimuladas de intenção de voto ao Palácio Alencastro, Serra e Dilma também lideram os percentuais de rejeição. Num cenário com quatro virtuais candidatos, sendo eles Serra, Marina, Ciro e Dilma, o tucano é o mais rejeitado, com 13,1% (rejeição 1). Marina acumula 11,7%, enquanto Ciro fica com 10,3%. Nesse cenário, Dilma é a menos rejeitada: 8,7%. O percentual de indecisos é de 54,7%.

Quando o pré-candidato do PSDB é Aécio ao invés de Serra, a rejeição aos tucanos diminui para 8,5% (rejeição 2). Dilma acumula o maior percentual de resistência junto aos rondonopolitanos, com 11,3%, assim como Ciro e Marina que ficam na casa dos 10 pontos percentuais. Os indecisos somam 57,9%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário