Investir em saneamento é garantir saúde de qualidade, diz Guilherme Maluf
“Água tratada e rede de esgoto são fundamentais nas ações voltadas para a saúde preventiva”. A afirmação foi feita pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) durante a 1ª assembleia da Associação Nacional dos Serviços de Saneamento (Assemae) realizada hoje (15), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios, em Cuiabá.
Para o parlamentar, ainda há muito para ser feito em saneamento básico na capital e nos municípios mato-grossenses. “Cuiabá dispõe de pouco mais de 20% de esgoto tratado, mas reconhecemos que através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) muita coisa está sendo feita”, acrescentou o parlamentar.
Durante o evento, que termina amanhã (16), prefeitos, secretários e especialistas da região Centro - Oeste e Norte estão discutindo ações e elaborando projetos que visam levar saneamento básico aos municípios brasileiros.
O prefeito de Cuiabá Wilson Santos, presente ao encontro, garantiu que ao final das obras do PAC a capital terá 70% de esgoto tratado. “Com a ajuda do governo federal estamos garantindo água de qualidade à população, principalmente nas regiões periféricas, e aumentando a rede de tratamento de esgoto”.
Segundo o presidente da Assemae, Arnaldo Luiz Dutra, durante os dois dias de evento serão tratados assuntos fundamentais para os gestores municipais, como a nova Lei do Saneamento Básico, que exige dos municípios a elaboração de seus Planos Municipais de Saneamento até o ano de 2010, como condição para terem acesso a recursos federais partir de 2011.
Participaram ainda da abertura da assembleia o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, o prefeito de Jauru Pedro Ferreira, o prefeito de Iramduba (AM), Raimundo Lopes, a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Jeverson Missias, além de prefeitos de diversos municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas.
Comentários