Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 13 de Outubro de 2009 às 07:32

    Imprimir


O empresário Roberto Dorner, que trocou o PDT pelo PP, pegou mesmo gosto pela política. Dono da TV Rondon, afiliada da Rede TV! em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, ele já está em pré-campanha a deputado federal. Sua empolgação pela vida pública começou no ano passado, mas só ficou no ensaio, já que a pré-candidatura à Prefeitura de Sinop não "decolou" e, no final, apoiou o então deputado estadual Juarez Costa (PMDB), eleito nas urnas com quase 70% dos votos válidos sobre o empresário Paulo Fiúza (PV).

Dorner comanda empresas dos ramos de comunicação, pecuária e indústria. Aos 61 anos, ele não abre mão de circular com chapéu na cabeça, chama atenção pelo jeito matreiro, demonstra simplicidade e bom humor. É mais um empresário que deseja exercer mandato parlamentar. Dorner lembra que a Grande Sinop, cidade-pólo do Nortão, está sem representatividade na Câmara dos Deputados. O último a se eleger federal foi Ricarte de Freitas, que acabou derrotado à reeleição em 2006. O empresário não terá uma missão fácil. Ele deve ter como adversário direto o ex-prefeito sinopense de dois mandatos Nilson Leitão, uma das principais apostas do PSDB na corrida à Câmara Federal.

Na avaliação de Roberto Dorner, apenas Sinop, com 69.668 eleitores, o quarto maior do Estado, não elege um federal por causa da "pulverização" de votos e da "invasão" de candidatos de outras regiões. Partindo desse pressuposto, ele diz que tem atuado em 30 municípios em ações conjuntas com o presidente da Assembleia, deputado José Riva, cacique do PP e que deve recuar da ideia de concorrer ao Senado após ser condenado pela Justiça em primeiro grau por atos de improbidade na Assembleia. Dorner vem "costurando" adesão de lideranças locais, principalmente vereadores e prefeitos.

Em cada município, busca algum tipo de parceria com pré-candidatos a deputado estadual. Em Sinop, por exemplo, fará "dobradinha" com o vereador Gilson de Oliveira, apresentador de TV da emissora do próprio Dorner. Gilson já estreou como deputado por quatro meses no ano passado, dentro de acordos entre titulares e suplentes. Agora vai tentar de novo cadeira na Assembleia e tem o patrão como candidato de preferência a federal.

Roberto Dorner disse que pretende exercer mandato eletivo com propósito de viabilizar recursos federais para obras de infraestrutura, saúde e educação. "Quero ser deputado e ir para Brasília para trazer recursos para melhorar as rodovias, as escolas, porque a educação está muito ruim, assim como a situação da saúde e a segurança pública", diz o empresário. Afirma que a classe política está desacreditada junto à sociedade porque a maioria dos que entram para exercer cargo eletivo tem intenção de roubar. "Se não fosse a atuação do Ministério Público a coisa estaria bem pior". Diz considerar que o eleitor está mais consciente, mas que muitos ainda vendem voto.

Perguntado sobre quem é o seu pré-candidato a governador, Roberto Dorner se esquivou. Observou que a decisão caberá ao partido e que "tudo depende das alianças". Considera que há vários líderes e menciona os nomes do seu companheiro de partido José Riva, do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) e do senador Jayme Campos (DEM). No fundo, Dorner tenta agradar a todos. "Não posso falar sobre quem vou apoiar. Sou do PP e vou esperar as decisões".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153297/visualizar/