Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 09:12
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Sob os olhares curiosos de moradores da periferia da Capital, o governador Blairo Maggi (PR) percorreu durante a tarde de ontem obras em quatro bairros. Sob o sol e poeira, numa visita com ares de campanha eleitoral, o chefe de Estado declarou às comunidades que seu sonho pessoal é ver todas as ruas de Cuiabá asfaltadas até 2014. A “missão” será repassada à diretoria da recém-criada Agência Executora dos Projetos da Copa do Mundo 2014 (Agecopa).

“Acho que não dá para fazer todo o asfalto que é preciso, mas vou repassar isso para a Agecopa. Antes de subirmos prédios bonitos, vamos ajudar os bairros. Antes de coisas grandiosas, vamos entrar para a história se resolvermos os problemas dos bairros”, pregou Blairo Maggi, numa linha de discurso que se repetiu na passagem pelos bairros Ribeirão do Lipa, Jardim Itapuã, Jardim Vitória e 1º de Março.

Cercado por seguranças, Maggi deixou o gabinete no Palácio Paiaguás por volta das 14h. A primeira parada aconteceu no Ribeirão do Lipa, onde conferiu o resultado dos serviços de patrulhamento e encascalhamento das ruas de terra feito pelo Estado. Ao todo, 50 bairros da cidade receberam as obras nos últimos quatro meses, amenizando as condições de trafegabilidade – até a chegada das chuvas. Cerca de R$ 2 milhões em recursos do caixa estadual foram aplicados nos trabalhos.

Também no Ribeirão do Lipa, Maggi passou pela Base Comunitária de Policiamento, onde uma turma de crianças e adolescentes alunos de violão, atendidos por um projeto social, receberam o governador entoando músicas. No mesmo local está sendo concluído um ginásio poliesportivo, no valor de R$ 343 mil, que Maggi também foi conferir.

Em outro bairro visitado, o governador foi ao campo de futebol em fase de conclusão no 1º de Março. O campo é um dos 10 que estão sendo entregues em diferentes bairros da cidade, numa parceria entre governo e movimento comunitário. Num termômetro de popularidade, Maggi arriscou alguns chutes ao lado de crianças que brincavam no local, aparentemente esquecendo das fortes dores de coluna que o impediram de viajar esta semana aos Estados Unidos. Na missão oficial, ele foi substituído pelo vice-governador, Silval Barbosa (PMDB).

No Jardim Itapuã, Blairo Maggi vistoriou uma pequena ponte construída sobre um córrego que corta o bairro. No Jardim Vitória, fez uma rápida parada no Centro Comunitário da comunidade. Mais uma vez, crianças recepcionaram o chefe de Estado.

Em toda a visita, espectadores se dividiam entre curiosos, aplausos e contestações. Enquanto presidentes de bairros se esforçavam em agradar e elogiar Maggi, com fogos, faixas e carros de som, para vários moradores, a figura ali presente, acompanhada de forte aparato de segurança, era um mero desconhecido. “Nem sei quem é esse povo todo. Vem muita gente é na campanha, né?”, observava a dona-de-casa Ana Kátia, enquanto olhava desconfiada, a certa distância, a comitiva do governo, com a filha de dois anos pendurada nos braços.

Enquanto vários moradores agradeciam o serviço de patrulhamento, outras reivindicações surgiam, assim como reclamações. Além do asfalto, o reforço na segurança pública, a construção de escolas estaduais e complexos de lazer foram cobrados por membros das comunidades. “Asfalto aqui é só na linha do ônibus. Até a Copa, acho que não isso não vai estar pronto não”, reclama Fernando Albuquerque Nunes, morador do Jardim Vitória.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário