Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Setembro de 2009 às 20:05
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


Em visita a diversas comunidades da região Norte e Noroeste do Estado o deputado Airton Português (PP) pôde constatar “in loco”, precariedades existentes em grande parte da zona rural dos municípios. Em virtude da situação, disse que apresentará em Plenário, ofícios e indicações ao Executivo, para que sejam supridas as principais necessidades dos moradores dessas localidades. Assentados da comunidade Santa Maria 2 da gleba 13 de Maio, no município de Juruena (880 quilômetros de Cuiabá) fizeram até abaixo-assinado para pedir que o deputado interceda por eles.

Segundo Português, a presidente da associação de moradores da localidade, Irene Maria de Jesus, requisitou a construção de um poço artesiano e encanamento que possa dar suporte ao abastecimento de água, pois cerca de 30 famílias sofrem com a seca no local. Destaca que a falta de recursos na região preocupa muito os moradores pela falta de material de trabalho, que os impossibilita em seguir as normas da legislação ambiental em vigência. Para este problema os moradores requisitaram um trator com pneus traçados e implementos agrícolas como: grade, carreta, niveladora, ensiladeira, entre outros equipamentos que possam auxiliar na melhor utilização da área e, consequentemente, preservação da floresta.

“É importante que essas pessoas tenham ferramentas de trabalho e, os moradores não têm condições para investir na terra que receberam”, justifica o parlamentar. Para o deputado, a ajuda é uma forma de incentivo às famílias que têm na área, o único meio de sobrevivência.

Ainda em Juruena, Vanderlei Araújo Rios, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade Arco-íris, solicitou ao deputado: recursos para reestruturar a sede da entidade e também para que possam trabalhar na geração de renda; um trator agrícola, equipado com grade aradora, carreta e trilhadeira de cereais; uma farinheira e a construção de um poço artesiano na referida comunidade.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Juruena, Raimundo Eudo da Silva, o vereador Antônio Cesário e o presidente da Associação Preservação da Mata Verde, também requisitaram um trator agrícola com grade, que deverá auxiliar no trabalho de pequenos produtores da Gleba Mata Verde, onde residem aproximadamente 100 famílias em precárias condições de infraestrutura, segundo o parlamentar.

Já no município de Nova Bandeirantes (1.026 quilômetros de Cuiabá), o presidente da Câmara Municipal, Marino Francisco Domingues, solicitou a construção de um parque infantil, equipado, na Escola Municipal Paraíso do Norte, pois segundo ele, as crianças da instituição (550 ao todo), não possuem nenhum atrativo de lazer infantil na cidade. O deputado sinalizou que fará o que estiver ao seu alcance, junto ao Executivo, pois todos os pedidos são justificáveis, diante das condições que conheceu pessoalmente nestas cidades.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154060/visualizar/