Abicalil patrola Serys e vai ao Senado com Ságuas a federal
O deputado Carlos Abicalil, se empolgou com a pré-candidatura ao Senado e, como comanda o PT regional e lidera o chamado campo majoritário, a tendência é de conseguir "fritar" de vez o projeto de reeleição da colega senadora Serys Marly antes mesmo das prévias. As articulações avançaram tanto nesse sentido que o secretário de Estado de Educação, deputado licenciado Ságuas Moraes, já está em pré-campanha a federal. A corrente Unidade da Luta apresenta internamente uma lista com 29 virtuais candidatos a estadual e 13 a federal, mas a prioridade do grupo é, numa manobra interna, eleger três nomes: Abicalil à senatória; Saguas à Câmara Federal e garantir mandato ao suplente que virou deputado Alexandre Cesar.
Na briga interna com Serys, Abicalil tem a seu favor os números das pesquisas de intenção de voto, que apontam-no com larga vantagem sobre a senadora. Ex-deputada estadual, Serys acabou se distanciando das bases e enfrenta mais desgaste ainda devido ao ônus de ser governista. Por questão de fidelidade, ela votou favorável a vários projetos para atender orientação do Palácio do Planalto, mesmo contrariada. A primeira mulher mato-grossense a se tornar senadora ignora a tese do desgaste e do processo de fritura e aposta em êxito nas urnas na corrida por novo mandato. Não pretende desistir do embate dentro do PT com Abicalil.
Muitos petistas têm sede de poder. O médico, deputado licenciado e secretário Ságuas Moraes não só buscará cadeira de federal, como incentiva a esposa, ex-vereadora por Juína Josi Moraes, a concorrer a deputada estadual. Ela só não fará "dobradinha" com o marido nas eleições se Abicalil concorrer à reeleição, o que forçaria Ságuas a, também, buscar novo mandato de estadual. O PT nunca conseguiu eleger três estaduais e mais de um federal. Nos últimos 20 anos chegou no máximo à conquista de duas cadeiras na Assembleia. Depois da dupla Serys e Gilney Vianna, representaram o partido no Legislativo mato-grossense Verinha Araújo e Ságuas e, na atual legislatura, Ademir Brunetto e Alexandre Cesar. Na Câmara, primeiro foi Gilney e, hoje, Abicalil.
Sob Abicalil e influenciado pelo governo Blairo Maggi (PR), o PT sinaliza para uma composição com o PMDB, em apoio ao nome do vice-governador Silval Barbosa para o Palácio Paiaguás. A um ano das eleições, a direção petista não demonstra interesse por projeto próprio, contrariando eleições passadas. O partido já tentou e perdeu o governo estadual com Luiz Scallope, Abicalil, Alexandre Cesar e Serys.
Virtuais candidatos
Na lista de possíveis candidatos a estadual estão prefeitos, como Osmar Rossetto, de Nova Ubiratã, e Wagner Santana, de Vila Bela da Santíssima Trindade, a ex-deputada Verinha Araújo, hoje no cargo de secretária-adjunta de Educação do Estado, e vários vereadores, entre eles o cuiabano Lúdio Cabral. O partido organiza suas pré-candidaturas por região. Em Tangará da Serra (Médio-Norte), por exemplo, há um impasse sobre quem entrar no páreo para estadual, se o vice-prefeito José Jaconias da Silva ou se o presidente da Câmara Zé Pequeno, que atuou por três meses como prefeito "tampão" no lugar de Júlio Ladeia. Alguns vão concorrer apenas para marcar posição.
Alguns pré-candidatos petistas a estadual...
Ademir Brunetto - Alta Floresta
Alexandre Cesar - Cuiabá
Josi Moraes - Juína
Vera Araújo - Cuiabá
Lúdio Cabral - Cuiabá
Edson Pugilista - Cuiabá
Fátima Rezende - Barra do Garças
Flávio Gomes - Peixoto de Azevedo
Osmar Rossetto, o Chiquinho - prefeito de Nova Ubiratã
Wagner Santana - prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade
Tereza Mangolin - Colíder
Zé do PT - Porto Espiridião
Mauro Campos - Rondonópolis
José Jaconias da Silva - vice-prefeito de Tangará da Serra
Zé Pequeno - presidente da Câmara de Tangará da Serra
Ozéas Veras - Sinop
Professor Cido - Sorriso
Juarez Barros - Nortelândia
Rovilson Rodrigues - Vila Rica
Maria Figueira - Cofresa
Dagmar - São Félix do Araguaia
Lázaro Donizete - Várzea Grande
Salvador do Incra - Poconé
Serginho Carismático - Varzea Grande
Domingos Garcia - Cáceres
Dionísio - Santo Antonio do Leverger
Jusci da Eletronorte - Cuiabá
Mauro Sérgio - ex-prefeito de Confresa
...e a deputado federal
Ságuas Moraes
Reginaldo Barata
Marco Aurélio - Alto Taquari
Alencar Farina
Florisvaldo Robalo
Juca Lemos
Jairo Rocha
Zelandes Santiago
Manoel Noschang - Nova Mutum
João Dourado
Vilson Nery
Leonel Wohlfahrt
Roberto Pita - Vila Rica
Comentários