Oposição culpa Lula por arquivamento de ações contra Sarney e estuda recorrer
Os oposicionistas, no entanto, esperam conseguir um parecer favorável da consultoria afirmando que deve prevalecer neste caso o regimento do Senado, que autoriza parlamentares integrantes de comissões recorrer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) contra resultados de votações, levando o caso para análise da maioria dos 81 senadores em plenário.
O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), afirmou que o arquivamento dos processos pelos governistas mancha a postura ética da Casa. "A nossa disposição é de recorrer, mas estamos aguardando um posicionamento da consultoria."
Na avaliação do democrata, o apoio do PT para derrubar as ações contra Sarney teve a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O apoio do PT ao presidente José Sarney mostrou que o presidente Lula colocou a sua digital no arquivamento", disse.
O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), afirmou que a movimentação da oposição não preocupa porque não é regimental o recurso. Renan saiu em defesa do PT e disse que os dois partidos estão cada vez mais próximos em torno de um único projeto. "Isto é uma prova de que o PT e o PMDB podem estar ainda mais próximos", afirmou.
Para o senador Renato Casagrande (PSB-ES), o PT sofreu seu pior golpe desde sua criação e levou o Senado junto. Casagrande afirmou ainda que é preciso recorrer para marcar posição.
"É impressionante como o Senado cada vez mais consegue se afastar da vontade da opinião pública. É uma questão simbólica, sabemos que não temos maioria, mas precisamos mostrar nossa indignação com este rolo compressor."
Comentários