Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Agosto de 2009 às 11:32
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Se as eleições à Câmara Federal fossem hoje em Cuiabá, a pré-candidata do PSDB à reeleição, deputada Thelma de Oliveira, "abocanharia" 5,3% dos votos. É o que aponta pesquisa espontânea realizada pelo instituto Mark, com 617 entrevistas em 79 bairros. O trabalho de campo foi feito no último sábado (15). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Thelma está no segundo mandato e já trabalha projeto de recandidatura. Ela se projetou na vida pública na "sombra" do então marido, o ex-prefeito, ex-ministro e ex-governador Dante de Oliveira, que faleceu em 2006.

O segundo colocado, apesar da pequena diferença dos demais, é o ex-vereador cuiabano e hoje na cadeira de federal Valtenir Pereira (PSB), com 4,1% das intenções de voto. Valtenir concorreu a prefeito no ano passado e amargou a penúltima colocação. Em seguida, aparecem com 2% das intenções de voto os também deputados federais Eliene Lima (PP) e Carlos Abicalil (PT). Pedro Henry (PP) tem 1,6%.

O ex-governador e ex-senador Júlio Campos é lembrado por 2,1% dos cuiabanos nesta pesquisa espontânea. O deputado federal Carlos Bezerra, pré-candidato à reeleição pelo PMDB, aparece com 0,8%, seguido pelo também federal Homero Pereira (PR), ex-presidente da Famato. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, (PP), tem a preferência de 0,3% do eleitorado cuiabano. Nomes de políticos que não vão concorrer a federal são citados, como do deputado Sérgio Ricardo (PR) e do vereador cuiabano Lúdio Cabral (PT).

Ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, do PSDB, partido do prefeito Wilson Santos, figura em Cuiabá com 0,2%. Também são lembrados com o mesmo percentual Walter Rabello (PMDB), Everton Pop (PP), Celcita Pinheiro (DEM) e Lino Rossi (PP). O percentual de indecisos chega a 75,7%.

Estimulada

Os pesquisadores apresentaram uma lista com 13 nomes de possíveis candidatos à Câmara Federal, principalmente aqueles da Baixada Cuiabana. A que melhor pontuou nas intenções de voto foi, de novo, a deputada Thelma, que obteve 20,9%. Valtenir aparece novamente em segundo lugar, com 15,7%, empatado tecnicamente com Abicalil, que tem 11,3%. Outros 10,4% votariam em Eliene, enquanto Júlio Campos tem a preferência de 6,3%. O nome de Bezerra figura com 4,2%. Homero é o preferido de 3,4% dos eleitores cuiabanos, enquanto Henry detém 2,6%. Daltro tem 2,1% das intenções de voto.

No pleito de 2010 vão estar em jogo 8 vagas à Câmara Federal dentro da representação política de Mato Grosso. Hoje, essas cadeiras são ocupadas por Eliene, Valtenir, Henry, Wellington Fagundes, que está licenciado para contemplar Victório Galli, Bezerra, Thelma e Abicalil e Homero.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155017/visualizar/