Riva é 1º para Senado em Cuiabá; Abicalil e Antero, 2º
O deputado José Riva (PP), presidente da Assembleia, seria hoje o mais votado em Cuiabá para o Senado, aponta pesquisa espontânea do instituto Mark, feita em 79 bairros no último sábado (15). O progressista lidera com 7,1% das intenções de voto, embora esteja empatado tecnicamente com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), que detém 4,4%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
Com percentual de 2,8%, o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), ex-secretário de Comunicação no governo Dante de Oliveira (1995-2002), figura na terceira colocação, empatado tecnicamente com o deputado federal licenciado Wellington Fagundes (PR), pré-candidato oficial do PR à senatória, que tem 1,9%. Secretário de Governo de Cuiabá, Osvaldo Sobrinho (PTB), ex-vice-governador e segundo suplente da coligação que elegeu o senador Jayme Campos (DEM), tem a preferência de 1,5% dos entrevistados.
Em seguida, aparece o nome do senador Gilberto Goellner (DEM), que assumiu a cadeira de titular após a morte de Jonas Pinheiro. O democrata figura com 1%, seguido do procurador da República em São Paulo, Pedro Taques (0,6%). A senadora Serys Marly (PT) e o governador Blairo Maggi (PR) são lembrados por 0,3%. O republicano já anunciou que não pretende disputar o cargo de senador. Nesta amostragem espontânea, em que o entrevistado não conta com auxílio de uma lista com possíveis candidatos, o percentual de indecisos é considerável: 76%.
Na estimulada, quando os pesquisadores apresentam uma lista de virtuais concorrentes, o nome de Riva também aparece em primeiro lugar. Numa simulação com sete nomes, o presidente da AL aparece com 19,2%. Em seguida, vem Abicalil, com 14,7%, e Antero, com 12,3% (ver quadro 1). Em quarto lugar está Wellington Fagundes, com 9,2%, empatado tecnicamente com Taques, que tem 8,7%. Sobrinho é o nome preferido por 6,1% dos cuiabanos nesta simulação. O nome de Goellner figura na lanterna, com 2,2%.
Quando o pré-candidato do PT é a senadora Serys Marly no lugar de Abicalil, o deputado Riva tem um desempenho nas intenções de voto ainda melhor: 20,1%. Empatados na segunda colocação aparecem os nomes de Antero, com 12,6%, e de Fagundes, que tem a preferência de 9,6% dos entrevistados. Taques figura com 8,3%, seguido por Sobrinho, que acumula 6,4%. A senadora Serys tem a preferência de 5,3%. Na lanterna surge, de novo, o nome de Goellner, com 2,5%.
A Mark entrevistou 617 pessoas em 79 bairros. O trabalho de campo se limitou à zona urbana. Dos entrevistados, 5,2% responderam ser analfabetos ou possuirem o ensino primário incompleto; 17,2% disseram que concluíram o primário e/ou não terminaram o primeiro grau. Outros 33,9% têm o primeiro grau completo e/ou o 2º grau incompleto; 37,9% responderam ter o segundo grau completo e/ou ensino superior incompleto e 5,8% concluíram o ensino superior.
Comentários