Serra lidera em Cuiabá disputa à presidência; Dilma é 2ª
O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, governador de São Paulo, lidera em Cuiabá a corrida ao Palácio do Planalto, conforme levantamento feito pelo instituto Mark, no último dia 15. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, Serra tem 13,1% das intenções de voto, enquanto a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata oficial do PT, Dilma Rousseff, aparece com 9,1%. O presidente Lula, mesmo não podendo concorrer ao terceiro mandato consecutivo, é lembrado por 4,1% como opção ao Planalto. O deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-governador do Ceará e ex-ministro dos governos FHC e Lula, tem 2,6% das intenções de voto. O governador de Minas Gerais e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB), aparece com 1% das intenções de voto, seguido pela ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, que deixa o PT e vai para o PV. Marina detém 0,6%.
Ex-presidente que renunciou ao cargo na iminência de ser cassado em 1992, o senador eleito por alagoas Fernando Collor de Mello (PTB) é o preferido de 0,2% dos entrevistados cuiabanos. O percentual de indecisos para a sucessão presidencial é considerável. Chega a 67,4%.
Na pesquisa estimulada, em que os pesquisadores citam como virtuais candidatos Serra, Dilma, Ciro e Marina Silva, o tucano vence com 39,4%. A ministra Dilma, empurrada à disputa pelo presidente Lula, aparece na segunda colocação, com 24,8%. O nome de Ciro figura em terceiro, com 10,7%, seguido por Marina Silva, que aparece com 5,7%. O índice de indecisos é de 15,7%.
Num outro cenário, em que o candidato do PSDB é Aécio Neves, Dilma passa a liderar, com 33,2% das intenções de voto. Ciro aparece em segundo com 14,6%, seguido por Aécio, que tem 10,4%. A senadora Marina Silva fica na lanterna com 5,3%. Outros 30% não sabem em quem votar no pleito de outubro de 2010.
Rejeição
Serra e Ciro são os dois pré-candidatos a presidente da República com maior percentual de rejeição. Ambos têm 15,6%. Na terceira colocação aparece Marina Silva, com 14,9%. Dilma tem o menor percentual: 10,9%.
Se o pré-candidato do PSDB fosse Aécio no lugar de Serra, Ciro lideraria a lista dos mais rejeitados com 16,5%. Em segundo lugar aparece Marina, com 15,6%, seguida por Aécio, que acumula 11,5%. O percentual de rejeição de Dilma é de 11,3%.
Comentários