Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 01 de Agosto de 2009 às 10:47
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) poderá se tornar o primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa nos próximos dias. Informações de bastidores dão conta que o atual, deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), poderá ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, desta forma, Dilceu, que é o segundo secretário, seria conduzido ao cargo.

Dilceu disse que ainda não foi informado sobre o assunto. “Prefiro aguardar um posicionamento da Casa sobre isso, mesmo porque ninguém comentou nada comigo ainda. Porém, se a mudança acontecer, estarei à disposição da Assembleia Legislativa”.

A suposta possibilidade estaria vinculada à aposentadoria prematura do conselheiro do TCE, Alencar Soares, que está desde 2006 no Tribunal, por indicação do Poder Legislativo. Fontes ligadas ao conselheiro afirmam que ele deixará o TCE até setembro deste ano para começar articular novamente candidatura a deputado estadual, no ano que vem. Com a especulação da saída de Soares, surgiu o nome de Sérgio para compor o pleno. A indicação de Alencar ao TCE foi da Assembleia e esta deverá indicar o sucessor.

Se isso acontecer, Dal’Bosco passará a exercer o segundo cargo em importância no Poder Legislativo do Estado. Ao lado do presidente, o primeiro-secretário comanda as finanças da Assembleia e tem forte influência nas tomadas de decisões. Dilceu será candidato à reeleição no ano que vem. Em sendo eleito novamente e estiver na primeira secretaria, poderá ser forte candidato à presidência para o próximo biênio.

Qualquer um dos deputados pode concorrer à presidência, mas historicamente, quem ocupa a primeira secretaria acaba aglutinando mais forças para se tornar o chefe da Assembleia no biênio seguinte. O que teve maior sucesso nessa alternância de cargos foi Riva, que já preside a Casa pela quarta vez. Sérgio Ricardo foi outro que “navegou” entre os dois cargos. O deputado se tornou presidente em 2007 e em 2009 está na primeira secretaria.

TRAJETÓRIA - Dilceu é engenheiro eletricista. Começou sua carreira no Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa (CEAG/MT), no programa de Conservação de Energia Elétrica. Entre 1991 e 1995 atuou na iniciativa privada. De 96 a 97 assumiu a gerência Regional da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) e, em 2000, entrou como diretor-acionista da Sinop Agro Química, fundando no ano seguinte a Dal’Bosco Comunicações. Hoje é proprietário da TV e rádio Band, em Sinop.

Entrou para a vida pública em janeiro de 2000, atuando como secretário de Governo da prefeitura de Sinop. Em 2001, assumiu a Secretaria de Finanças do município. Em 2002 foi eleito deputado estadual pelo PSDB com 21.490 votos. Em 2006 foi reeleito pelo DEM com 30.159 votos. Foi vice-presidente da Casa no biênio 2007/2009 e atualmente é o segundo secretário.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156219/visualizar/