Em Sorriso, Savi é líder disparado a federal, diz pesquisa
O deputado estadual Mauro Savi (PR), líder do governo na Assembleia, lidera as pesquisas de intenção de voto à Câmara Federal em Sorriso, onde se concentra sua principal base eleitoral. Ele já foi, inclusive, vereador pelo município. Na pesquisa espontânea, em que os pesquisadores não citam os nomes dos pré-candidatos, o republicano tem 7,3% da preferência entre os sorrisenses. Em segundo, empatados com 2,7%, figuram os nomes dos deputados federais Thelma de Oliveira (PSDB) e Wellington Fagundes (PR). O “cacique” do PMDB no Estado, deputado federal Carlos Bezerra, e o ex-prefeito de Várzea Grande e ex-governador Júlio Campos (DEM) contam com 2,3% cada.
O empresário da comunicação Roberto Dorner (PP), do município de Sinop, figura com 1,7% na amostragem espontânea na vizinha Sorriso. Em seguida aparece o suplente de deputado federal, empresário Eduardo Moura (PPS), com 1%. O suplente de deputado federal Neri Geller, que trocou PSDB pelo PP, detém 0,7% das intenções de voto, mesmo percentual atribuído ao petista e deputado federal Carlos Abicalil.
São lembrados por somente 0,3% dos entrevistados os deputados federais Valtenir Pereira (PSB), Homero Pereira (PR) e Pedro Henry (PP), o empresário sinopense Paulo Fiúza (PV) e o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB). Nesta pesquisa espontânea, 76% disseram que estão indecisos sobre quem escolher para deputado federal. A bancada de Mato Grosso na Câmara é composta de 8 parlamentares.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, Mauro Savi dispara nas intenções de voto. Chega a 29,7%. Na segunda colocação aparecem tecnicamente empatados Geller e Leitão, com 8,3% e 6,7%, respectivamente. Thelma tem 5,3%, seguida por Bezerra, com 5%, e Fagundes, com 3,7%. Júlio Campos aparece com 3,3%, mesmo percentual de Carlos Abicalil. O empresário Roberto Dorner tem a preferência de 2,3% dos eleitores de Sorriso. Fiúza e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Chico Daltro têm 2% cada. O deputado federal Homero Pereira figura com 1,7% das intenções de voto. Valtenir e Pedro Henry aparecem empatados na lanterna, com 1%. Na pesquisa estimulada, o índice de indecisos cai para 20,3%.
A pesquisa Mark foi realizado durante dois dias (19 e 20 de julho). Foram ouvidos 300 moradores de 34 regiões de Sorriso, sendo 95,3% na zona urbana e 4,7% na zona rural.
Comentários