Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Julho de 2009 às 18:31
Por: Flávia Borges

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo instituto Mark em Nova Mutum aponta que o tucano José Serra, derrotado à sucessão presidencial em 2006 pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, seria o mais votado no município, caso as eleições para o Palácio do Planalto fossem hoje. Serra é o nome preferido por 6,8% na amostragem espontânea - situação em que o eleitor escolhe seu pretenso candidato sem ajuda de uma listagem. O curioso é que, mesmo Lula não podendo mais concorrer a novo mandato, já que está exercendo o segundo consecutivo, 5% dos eleitores de Nova Mutum disseram que votariam no petista, deixando-o na condição de empate técnico com o tucano.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial, aparece com 2,3%, enquanto 1,4% lembra do deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-ministro da Fazenda no governo Fernando Henrique e da Integração Nacional na gestão Lula. Até o ex-presidente FHC foi citado por 0,5% na pesquisa realizada no sábado (18) em 17 bairros do município. A maioria (82%) ainda não sabe definir em quem votaria para presidente da República. Outros 2,3% disseram que iriam anular ou votar em branco. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já em Lucas do Rio Verde, 11,8% mencionam o nome do presidente Lula como opção de voto para o pleito de 2010. Os pesquisadores da Mark fizeram a seguinte pergunta aos eleitores de Lucas do Rio Verde: "Se as eleições fossem hoje, em quem o sr (a) votaria para presidente?". De forma espontânea, 7,9% citaram o tucano José Serra, governador de São Paulo. Dilma foi lembrada por 4,4%, enquanto Heloísa Helena (Psol) ficaria com 0,4%, mesmo percentual atribuído ao deputado ruralista Ronaldo Caiado (GO) e ao deputado Ciro Gomes. Nada menos que 73,7% não souberam ou não quiseram opinar. Outros 0,9% preferem votar branco ou anular o voto.

Já na pesquisa estimulada, situação em que os entrevistadores apresentam planilha com opções de nomes, num primeiro cenário José Serra lidera com 42,8% em Nova Mutum. Dilma fica com 14,4%; Ciro Gomes detém 10,4%; Heloísa Helena aparece com 4,1%; enquanto 24,3% se mostram indecisos. Neste mesmo cenário, em Lucas do Rio Verde, Serra também aparece na frente, com 26,8%, tecnicamente empatado com Dilma, que detém 25,9%. Ciro fica com 11,4% e, Heloísa, com 9,2%. Outros 19,3% se mostraram indecisos e 7,5% disseram votar em branco/nulo o voto.

Num segundo cenário, com o nome do governador de Minas Gerais Aécio neves (PSDB) no lugar de Serra, Dilma passa a liderar nos dois municípios. Ela fica com 20,3% da preferência do eleitorado em Nova Mutum e 28,9% junto aos de Lucas do Rio Verde. Ciro detém 17,6% e 17,1% respectivamente. Heloísa foi citada por 5,9% dos mutuenses e 10,1% dos luverdenses, enquanto Aécio amarga o último lugar. O governador mineiro receberia voto de apenas 5% em Nova Mutum e de 3,1% em Lucas. Nada menos que 45% dos entrevistados mutuenses ainda estão indecisos. Esse universo de indecisos chega a 32,9% em Lucas do Rio Verde.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156813/visualizar/