Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 21 de Julho de 2009 às 14:19

    Imprimir


As coordenadoras Geral e de Habitação e Relações Exteriores, respectivamente, Ivete Zini Ponstein e Elisabeth Martinez Boas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Mato Grosso (Fetraf/MT), se reuniram na manha desta terça-feira (21.07), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), motivadas pelos resultados da ‘V Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar 2009’, ocorrida de 5 de maio a 9 de junho, junto a 14 ministérios brasileiros. A pauta da reunião definiu apoio às políticas públicas para o segmento da produção agrícola familiar no estado.

As dirigentes explicaram ao deputado Riva, que realizaram 31 audiências quando apresentaram 201 reivindicações aos órgãos federais e delas, 9 foram consideradas pontos emergenciais.

Um dos pontos, por exemplo, se refere à seca da região Sul do país. Em relação a Mato Grosso, as questões incidiram sobre o meio ambiente quanto à agricultura familiar e os entraves da regularidade fundiária. Outro avanço se refere aos 30% da produção, que será condicionada as prefeituras para alimentação escolar”, destacou Elizabeth.

De acordo com a Fetraf/MT, depois da iniciativa positiva, a direção pretende firmar parceria com a Assembleia no sentido de estruturação da rede representativa, já composta de sete sindicatos, possibilidade de sediar a federação em Cuiabá (sede atual em Sinop) e suporte às políticas púbicas existentes, entre outros.

“Não paramos de trabalhar no estado e no Brasil. Tomamos a decisão de procurar o deputado Riva, pois ao receber as respostas do governo federal acreditamos que uma grande parceria com a assembleia daria mais forças para continuarmos a luta”, justificou Ivete Zini, coordenadora geral e observou: “As políticas públicas estão acontecendo, mas os agricultores familiares não têm como acessar”.

O deputado Riva assegurou às representantes de produtores familiares disponibilidade onde puder ser útil. “Estou à disposição, pois acredito que o governo [federal] ao lançar políticas públicas, não se preocupa em condicionar mecanismos que atendam a todos como a publicidade de acordo com a peculiaridade de cada setor”, disse.

O progressista indagou às coordenadoras se há parceria com a Fetragi (Federação de Agricultura de MT), por vê grande importância nesta relação. A coordenadora geral explicou que em certo momento procurou a entidade, entretanto não avançou as conversações.

Riva por sua vez disse se reunir os deputados interessados em ajudar o segmento para ampliar as forças na formação da parceria e programou uma nova reunião ampliada para o dia 12 de agosto pela manhã.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156924/visualizar/