AMM avalia positivamente Marcha dos prefeitos
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira, disse que a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 14 até ontem, confirmou o avanço das gestões municipais com a garantia de conquistas para as prefeituras. Ontem a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou a Carta de Encerramento do movimento, contendo a oficialização das reivindicações dos gestores. Os temas contidos no documento passaram por amplos debates durante os três dias do encontro.
“Esta é a quinta marcha que participo e acredito que este encontro gerou resultados importantes para os municípios, como o pacote de medidas anunciado pelo presidente Lula e o comprometimento da bancada federal em apoiar a pauta municipalista”, disse. Pedro coordenou a comitiva de Mato Grosso, representada na marcha por aproximadamente 70 prefeitos.
A pauta dos 5.563 gestores do país, contendo as principais reivindicações, foi entregue na quarta-feira junto as bancadas federais. Além de discutir os problemas das administrações municipais, os prefeitos também aproveitaram o encontro para solicitar apoio dos parlamentares federais. A idéia visa assegurar maior chance de convencer o governo federal para atender as solicitações das prefeituras por maior aporte de recursos.
O encerramento da marcha foi marcado pela assinatura da pauta de reivindicações pelos presidentes da CNM, Paulo Zuilkoski e da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser. O documento defende a restituição do Pacto Federativo no Congresso e além de outros itens, também solicita a urgência na regulamentação da Emenda Constitucional 29 pela Câmara Federal, mantendo o texto aprovado pelo Senado.
O evento contou ainda com a realização do III Fórum Nacional de Vereadores, além do lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor e entrega do prêmio CNM Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros.
Comentários