Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 14 de Julho de 2009 às 14:00
Por: Marcio Uhde, de Nova Mutum

    Imprimir


Os prefeitos de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, de Tapurah, Milton Geller e de Diamantino, Erival Capistrano, criaram, hoje de manhã, a Associação dos Beneficiários MT-010. O objetivo é impulsionar o asfaltamento da rodovia em um novo traçado, ligando São José do Rio Claro à Tapurah, via Nova Mutum e, posteriormente, o município de Ipiranga do Norte.

Este foi o segundo encontro para tratar do assunto. O primeiro aconteceu no mês passado no Pontal do Marape (150km da sede), comunidade de Nova Mutum que será beneficiada com o traçado. Segundo Lírio Lautenschlager, com a criação da Associação as discussão começam a tomar forma. Ele disse que a partir de agora será possível discutir o percentual de participação que agricultores, empresários, municípios e estado terão na obra.

Para o prefeito Massao Watanabe, a associação representa a formalização das idéias. "O próximo passo será uma reunião do o Governo do Estado, levando nossos interesses e a demonstração de que trata-se de uma obra fundamental", disse.

Segundo o prefeito Milton Geller, além de encurtar as distâncias, o principal benefício está na alternativa para o escoamento da produção, impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

A opinião é compartilhada por Erival Capistrano, de Diamantino. "Apesar da obra não cruzar o território de diamantinense, o município será a porta de entrada para esse novo corredor, fazendo com que se aumente o volume de negócios em Diamantino", falou. As autoridades descaram também que essa união dos prefeitos é fundamental para que a obra saia do papel. "Essa união é um demonstrativo de força na hora de fazer reivindicações e captar recursos", afirmou Watanabe.

Inicialmente, a Associação dos Beneficiários da Mt010, que será presidida pelo produtor Alfeu Boscoli Neto, deve trabalhar na definição do traçado. "Vamos agendar também uma reunião com a SINFRA para tratar do assunto. Temos que definir o trajeto mais curto e que exija menos investimento, ou seja, custos mais baixos", falou. O presidente também mencionou o beneficio social que terá a obra, já que quatro assentamentos rurais estão ao longo do traçado.

Hoje, a MT-010 é asfaltada do entroncamento da BR-364, na região de Novo Diamantino, até a cidade de São José Claro. A meta inicial é a pavimentação entre São José e Tapurah. A próxima etapa é entre Tapurah e Ipiranga do Norte, sendo que integram a Associação representantes de todos os municípios envolvidos.

Secretários, vereadores e produtores rurais também participam da reunião em Nova Mutum.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157334/visualizar/