Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Julho de 2009 às 17:28
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Prefeitos das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, comandado pelo prefeito de Acorizal, Meraldo Sá, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), e com o governador em exercício Silval Barbosa. Na pauta, critérios para a destinação de máquinas que serão usadas na recuperação de estradas vicinais.

Adquiridas por meio de empréstimo firmado com o Banco do Brasil e aprovado pela Assembleia no mês passado, todos os municípios serão contemplados, inclusive, com caminhão para a coleta de lixo.

Na oportunidade, Riva, que cumpre agenda hoje em Juína e Juara com Silval, defendeu que programas como esse podem ser realizados também para resolver a questão do transporte escolar que aflige os municípios. “Agora temos condições de resolver os gargalos da malha viária, assim como vamos ter que enfrentar rapidamente os problemas do transporte escolar que os municípios enfrentam”.

O governador destacou os dois programas de governo que já estão sendo executados. Um dos programas vai fortalecer a agricultura familiar com a liberação de R$ 61 milhões de investimentos para ajudar o homem do campo. Outro destinará patrulhas mecanizadas para atender os municípios na recuperação de estradas.

“A maioria dos municípios está sem capacidade de endividamento para fazer aquisição de máquinas. E o Estado ajustou a sua economia e contraiu o empréstimo na ordem de R$ 260 milhões, para que em parceria possamos contribuir com essas cidades, oportunizando melhorias à malha viária, dando condições aos produtores de escoar a produção. É o maior programa de aquisições de máquinas do Brasil”, disse Silval.

Depois das reuniões que vão acontecer nos 15 consórcios intermunicipais, o governo fará a análise para checar qual o tipo de máquina que cada município necessita. A aquisição será por meio de licitação na modalidade pregão e deve ser concluída em 20 dias para a posterior entrega.

“Esse maquinário vem para resgatarmos a autoestima da população, especialmente da zona rural. É muito importante darmos condições a toda população o direito de ir e vir em estradas boas. Este é um programa que vai ficar na história de Mato Grosso. Além disso, a ideia de estender esse tipo de programa para o transporte escolar é extremamente necessário porque sabemos que essa questão assombra a todos nós prefeitos, que administra com recursos insuficientes. O deputado Riva teve uma grande visão”, explicou o prefeito Meraldo.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157384/visualizar/