Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 26 de Junho de 2009 às 16:27
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Durante o 1º Fórum de Comunicação Rural das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) recebeu em seu gabinete a visita do presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares e do presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva. Riva garantiu que vai envidar esforços para viabilizar recursos que propiciem à Empaer mais investimentos na contratação, capacitação e orientação do homem do campo.

O fórum, que está sendo realizado no auditório da Fiemt, será encerrado hoje (27) e conta com a participação de oito estados. São eles, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os presidentes da Agraer/MS, José Antônio Roldão e da Emater/PB, Hermano Araújo e o deputado federal Eliene Lima também visitaram a AL.

A Empaer/MT possui 570 servidores; 133 escritórios locais, mais nove regionais; três Centros Regionais de Transferência Técnica e seis campos experimentais de pesquisa. De acordo com o presidente Leôncio, o ideal é que o governo agilize a contratação de mais 300 técnicos para atender os pequenos produtores de Mato Grosso.

“Estamos dispostos a buscar melhorias para a Empaer, que é um órgão fundamental para ajudar o pequeno produtor”, afirmou Riva, ao destacar que sempre defendeu investimentos em duas áreas: Unemat e Empaer. Ele também presenteou os visitantes com exemplares do livro Desigualdades Regionais, 2ª edição.

Leôncio Silva explicou que em Mato Grosso são 150 mil famílias trabalhando na agricultura familiar. “São essas famílias que vivem no meio rural que necessitam do apoio do governo”. Entre as ações, ele conta que o estado participa do PAC Embrapa, que entre outras atribuições, já conseguiu a instalação de um centro de pesquisa em Sinop, Região Norte.

“Temos que sair das políticas compensatórias. É preciso instituir políticas inclusivas e produtivas, para que tenhamos a oportunidade de diminuir as desigualdades regionais através da produção de alimentos”, disse o José Soares, ao ressaltar a necessidade de se criar o PAC da Extensão Rural, como foi feito do PAC da Pesquisa.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158096/visualizar/