Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 23 de Junho de 2009 às 10:19
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


Em outubro de 2010 o eleitor escolherá o novo presidente da República, o próximo governador do Estado, novos senadores e deputados federais e estaduais. E a proximidade do pleito já começa a movimentar os partidos em Tangará da Serra. As eleições para governo do Estado e presidência da República sempre geram grande movimentação entre os militantes partidários, acirram discussões e potencializam ideologias. Mas em Tangará da Serra são as eleições proporcionais que encerram as maiores expectativas.

Em 1995 aconteceu a última vitória do município nas eleições proporcionais do estado. Naquele ano, Manoel Ferreira de Andrade, o popular Manoel do Presidente (à época no PDT), conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, representando Tangará da Serra até 1998.

E foi justamente a partir de 1998 que a cidade começou a encontrar dificuldades para eleger ao menos um representante na Assembleia Legislativa. Em 2002 o drama se repetiu, a exemplo de 2006. Menos mal que, em 2007, uma costura política permitiu ao então suplente Wagner Ramos, do PR, assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Porém, a dificuldade de entendimento e o permanente clima de adversidade entre a classe política local fazem com que o município seja o grande prejudicado com a falta de representatividade. Com 52.520 eleitores, Tangará da Serra tem condições de eleger, com folga, ao menos um deputado estadual. Havendo consenso, há possibilidade de eleição de até dois representantes na Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 2006, a sociedade organizada lançou a campanha do voto útil e conseguiu concentrar quase a totalidade dos votos em candidatos de Tangará da Serra. O resultado foi regular, já que as votações colocaram Wagner Ramos (PR) como suplente do partido na Assembleia e Saturnino Masson (PSDB) como suplente na Câmara Federal. Masson assumiu em Brasília por quatro meses, enquanto Ramos foi beneficiado com uma manobra protagonizada pelas lideranças republicanas, permitindo que assumisse definitivamente uma cadeira no parlamento estadual a partir de 2007.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158333/visualizar/