Comissão aprova projeto sobre mudança de fuso horário
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça (16) o projeto que pede a mudança do fuso horário em Mato Grosso, que passaria a adotar o horário de Brasília. A proposta de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) segue para análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e se aprovada, terá ainda que ser votada pela Câmara.
A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente.
O senador Jayme Campos (DEM) também já apresnetou um projeto em defesa da mudança do horário de Mato Grosso. O democrata alega que alteração no horário facilitaria as transações comerciais, operação bancária e geraria mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. Lembra que em alguns municípios mato-grossenses, como Barra do Garças e a maioria dos que integram a região do Araguaia, o horário adotado, na prática, é o do vizinho Estado de Goiás, o mesmo da Capital Federal.
Comentários