Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Junho de 2009 às 12:57
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Se as eleições à Câmara Federal fossem hoje em Diamantino (a 195 km ao Médio-Norte da Capital), Thelma de Oliveira (PSDB) teria 16,2% dos votos à reeleição, aponta pesquisa estimulada realizada pelo instituto Mark, com 247 entrevistas em 15 bairros. O trabalho de campo foi feito no último sábado (6).

Os pré-candidatos Wellington Fagundes (PR), também simulado nas amostragens como um dos pré-candidatos a senador, Carlos Bezerra (PMDB) e Júlio Campos (DEM), ficariam empatados tecnicamente como opções à Câmara. Fagundes, que tem sua principal base eleitoral em Rondonópolis (Sul) aparece com 8,9% das intenções de voto junto aos eleitores de Diamantino, praticamente os mesmos percentuais atribuídos a Bezerra e Júlio. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Com 6,5% das intenções de voto, o deputado Carlos Abicalil, tido pelo PT como uma das opções para o Senado, figura com 6,5%. Logo em seguida, aparecem os pré-candidatos, deputado federal Homero Pereira e o estadual Mauro Savi, ambos do PR, com 4,9% e 4,5% das intenções de voto, respectivamente. Líder do governo Blairo Maggi na Assembleia, Savi está disposto a encarar disputa de federal.

Os virtuais candidatos à reeleição pelo PP à Câmara Federal, Eliene Lima e Pedro Henry, aparecem em nono e décimo lugar na pesquisa estimulada. Henry, com base eleitoral em Cáceres (região Oeste) está com 2% das intenções de voto em Diamantino, enquanto Eliene "arrancou" no município 2,4%. O também federal Valtenir Pereira (PSB) é lembrado por 1,6%.

O secretário-executivo do Ministério das Cidades Rodrigo Figueiredo (PP), apesar de não ser pré-candidato, foi citado por 0,8%. O suplente e que assumiu mandato por quatro meses como deputado federal pelo PSDB, Neri Geller, aparece com 0,4%. Mesmo diante de uma lista com 12 virtuais candidatos, 33,2% dos eleitores disseram que estão indecisos, enquanto 1,6% prefere votar em branco.

No pleito de 2010, além das eleições para 24 cadeiras de deputado estadual, 2 de senador, uma de governador e outra de presidente da República, vão estar em jogo 8 vagas de federal. Hoje, essas cadeiras são ocupadas por Henry, Fagundes, Valtenir, Eliene, Bezerra, Homero, Thelma e Abicalil.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158721/visualizar/