Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Junho de 2009 às 10:46
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Em discurso de solenidade de posse que começou às 10h40 desta terça (2), o ex-deputado de três mandatos Campos Neto ressaltou a importância do trabalho de fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado, do qual passa a fazer parte no cargo vitalício de conselheiro, com apenas 35 anos de idade. Ele ocupa a cadeira deixada pelo pai, o também ex-deputado estadual Ary Leite de Campos. Segundo Neto, não pode haver administração pública sem controle. “Tudo que não funciona bem, em razão de um mau controle, ou da ausência de controle, de ser deficiente, inoportuno ou intempestivo, de maneira que cause lesão ou venha ameaçar lesão ao direito de alguém, terá como fator limitador o Poder Judiciário”.

O novo conselheiro ressalta ainda o rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal, para quem está ditando as regras para haver mudança do modelo de gestão nos municípios, governo e nas autarquias. Campos Neto relembra trecho do discurso feito pelo também conselheiro José Carlos Novelli, em 2007, para exemplificar como o TCE auxilia no processo de aperfeiçoamento da aplicação do dinheiro público. Enfatiza , que o Tribunal aprimora o controle externo, normatiza e orienta o controle interno, além de estimular o controle social. "Dessa forma garante a correta e eficiente aplicação do dinheiro público.

O novo conselheiro disse que o aprimorando do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas, o Sistema Geo-Obras, o Portal do Cidadão, a secretaria de Articulação Institucional e a ouvidoria do Tribunal são “instrumentos de cidadania” da população, que tem a possibilidade de saber como e quando e porque os recursos arrecadados estão sendo aplicados pelos gestores públicos.

Emocionado, o ex-parlamentar agradeceu aos deputados, ao governador Blairo Maggi e familiares. Se comprometeu a trabalhar de maneira austera. Agora, com salário mensal de R$ 22,1 mil, Neto passa a compor o Pleno, que já conta com Valter Albano, Humberto Bosaipo, Waldir Teis, José Carlos Novelli, Alencar Soares e Antonio Joaquim, que preside o TCE.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159018/visualizar/